Resposta ao Ei Nerd: “Bicho, para de fazer clickbait. Traga mais informação e menos teoria tirada do c*”

Antes de mais nada é importante deixar claro que esse é um texto desabafo, bastante diferente da maioria esmagadora dos posts que você encontrará no site.

E apesar de estarmos citando aqui diretamente o canal no youtube do Ei Nerd, o mesmo vale para as centenas de outros portais, canais no youtube, perfis em redes sociais ou o que for que seguem a mesma fórmula do clickbait.

CHEGA DE CLICKBAIT, PORRA!

Acho importante começar explicando o que é um clickbait: trata-se de um texto, vídeo ou algum produto deste tipo que seduz de forma impactante o leitor na chamada, mas que no final não entrega a experiência prometida.

Isso é diferente de ser cuidadoso com a experiência do leitor/espectador. Aqui no site por exemplo já postamos textos como: “Clássico mutante do X-Factor tem trágica morte em Fabulosos X-Men“.

Isso não é um clickbait e é importante entendermos o motivo. Quando omitimos a informação do personagem morto, não o fazemos apenas para instigar o leitor a clicar no texto (o clickbait), mas pelo fato de que revelar já no título a identidade do mutante morto seria um spoiler para todos aqueles que estão acompanhando a HQ, mas ainda não tiveram a oportunidade de ler ela.

Há um abismo de diferença entre se preocupar com a experiência do leitor e querer explorar a sua curiosidade, revertendo-a em cliques no site.

Exemplos de clickbait

VAZOU! HULK VERMELHO CHEGANDO NO UCM?

A chamada desse vídeo com o uso de “VAZOU!”, com as letras em caixa alta, já impacta e chama a atenção do leitor. E ao longo do vídeo o youtuber traz a informação: conforme o site We Got This Covered, o Hulk vermelho estará na série da Mulher-Hulk.

A questão aqui não é se a informação é verdadeira ou não (pois isso provavelmente só vamos descobrir daqui a 2 anos quando começarem a promover a série da personagem), mas a forma como ela é noticiada.

O portal We Got This Covered é famoso por publicar diversos rumores, teorias e vazamentos. As vezes ele acerta? Sim. Mas postando tantos rumores, se eles não acertassem nenhum, seria complicado.

A questão é que o fã é instigado a clicar na notícia, crente de que estará recebendo uma informação muito confiável ou quase oficial.

O youtuber inclusive fala já no início do vídeo: “Tem um rumor, tipo um rumor bem forte vindo dos bastidores da Marvel. O We Got This Covered, que é um portal que dá muito vazamento, ta por trás disso e os caras cravam como certa a chegada do Hulk Vermelho na série da Mulher-Hulk. Tipo, pra eles não é nem rumor, é certo, é uma parada quente. E quando eu digo que é quente, é quente mesmo.

Veja bem, a questão não é sobre o youtuber estar mentindo, não é isso que está acontecendo. O portal realmente postou esse vazamento. O que queremos destacar aqui é a distorção, o sensacionalismo e clickbait feitos em cima de um vazamento que nem ao menos é real.

WANDAVISION: POSTER REVELOU TUDO!

Esse é outro exemplo bem prático. No último final de semana ocorreu a D23, onde a Marvel revelou seus próximos planos para o Disney+ e também para o cinema.

Diversos posteres sobre futuras produções da Marvel foram reveladas no evento. Um desses posteres é sobre WandaVision, programa que será protagonizado pela Feiticeira Escarlate e o Visão.

A série ainda é um mistério, pois diversos personagens de diversos filmes da Marvel estarão fazendo participações especiais, como a Darcy (Thor), Jimmy Woo (Homem Formiga) e a Mônica Rambeau (Capitã Marvel).

Além disso o programa terá uma estética dos anos 50, o Visão retornará, sendo que ele morreu em Vingadores: Guerra Infinita, lá em 2018. Além disso tem especulações sobre a série adaptar, de alguma forma, a premiadíssima revista Visão, escrita pelo Tom King em 2016.

Então, quando o Youtuber faz uma chamada dizendo que o POSTER REVELOU TUDO, as pessoas assistem ao vídeo para entender o que de fato foi revelado. Há uma expectativa de novidade, de esclarecimento.

Conforme o início do vídeo, o poster “entregou todo o enredo da parada. Você não acredita? Você vai ver. Será que o Visão ta vivo? Será que aquilo é uma realidade nova? Vamos ver tudo isso agora nesse vídeo“, aponta o youtuber.

Inclusive, ao longo do vídeo o youtuber mistura teoria com informação, confundindo o público, lhes dando a informação errada. Com base no poster acima, ele fala:

… o lance é que depois de ter perdido tudo, a Wanda surta, aconteceu isso nos quadrinhos, tudo isso mexeu com a mente dela. E pelo que já foi dito em entrevistas, ela quer o mundo perfeito. Que é um mundo onde todo mundo possa ser feliz. Olha só o sorrisinho dela na imagem, né? Então assim, com os poderes de alteração da realidade que ela tem, que deve ser explorado nessa série, ainda mais por ela estar na sombra com a silhueta de Feiticeira Escarlate, a Wanda cria uma realidade ambientada nos anos 50, assim como a gente vê no poster. Do jeito que ela quer, um mundo feliz, uma realidade onde ela possa ser feliz ao lado de quem ela gosta. Entenderam onde eu quero chegar? […] Essa é a premissa de WandaVision“.

Nessa fala o autor mistura acontecimentos das HQs, com informações ditas pela produção da série com teorias. O público que não acompanha as notícias direto da fonte lá nos Estados Unidos, vai ter grandes dificuldades para separar tudo isso.

Mais sensacionalismo com clickbait e fake news

Durante a San Diego Comic Con desse ano, a Marvel revelou uma série de novas produções que estará desenvolvendo entre 2020 e 2022. Foram cerca de 15 novas produções divulgadas em um eletrizante painel no evento.

O canal Ei Nerd, assim como vários outros, aproveitaram o momento para repercutir as notícias. Mas novamente um desserviço foi feito, levando notícias falsas ao público.

PAAAAARA COM OS CLICKBAIT, IMUNDÍCIA!

Esses foram os quatro vídeos postados pelo canal imediatamente após o painel da Marvel Studios na SDCC 2019.

1 – A utilização da imagem do Motoqueiro Fantasma, seguido do texto dizendo “BLADE NO UCM: TUDO O QUE VEM JUNTO COM ELE” causa a expectativa de que veremos o Motoca na no programa do caçador de vampiros.

Espera-se que exista alguma informação que sustente essa conexão entre os personagens, mas isso não ocorre. Ambos personagens são da ala sobrenatural da Marvel e essa relação já foi o suficiente para surgir mais uma teoria

Lembrando que a Marvel já anunciou uma série do Motorista Fantasma na plataforma de streaming do Hulu.

2 – Ao montar uma chamada “BOMBA! VAZA O TRAILER DA VIÚVA-NEGRA“, o espectador assiste ao vídeo esperando informações novas e oficiais e, principalmente, que se não for disponibilizado o trailer vazado, pelo menos fotos reveladoras desse vídeo.

Mas não, isso também não acontece.

3 – O vídeo “WANDA SERÁ A VILÃ EM DOUTOR ESTRANHO 2?” não passa de mais um clickbait. Trata-se apenas de uma teoria, sem nenhum fundamento até o momento.

Kevin Feige, Presidente da Marvel Studios, revelou que a heroína aparecerá sim no segundo filme do Mago Supremos da Terra. Porém, a possibilidade de que ela será a vilã saiu da cabecinha do youtuber.

4 – A pior chamada é “A THOR DO UCM É LÉSBICA? É FORÇAÇÃO DA MARVEL?“. Aqui o youtuber inventa uma teoria e faz o espectador pensar que é uma possibilidade real.

Mas mais do que isso, além do próprio inventar essa possibilidade, ele faz juízo de valor sobre a Marvel, em relação a algo que ele inventou, ao querer dizer que isso seria forçação da Marvel.

Seria como, por exemplo, eu falar “EI NERD AGORA SÓ POSTA INFORMAÇÃO CONFIÁVEL? CREDIBILIDADE NO YOUTUBE?“. Eu inventei que o youtuber só posta informações confiáveis a partir de agora e fiz um juízo de valor por base em algo que não é, necessariamente, verdade, mas sim uma teoria que tirei de lugar nenhum.

Valorize os bons criadores

Se portais como o Ei Nerd e outros que vivem de clickbait e sensacionalismo realmente se preocupassem mais em informar o seu público, o nosso trabalho de tentar reeducar esse pessoal seria muito mais fácil.

Somando o número de todos os vídeos usados de exemplo nesse texto, temos cerca de 4 milhões de visualizações. Isso é muita gente recebendo informações distorcidas e sem ter a mínima noção disso.

Nós da equipe do Jamesons nos esforçamos para levar o melhor conteúdo para os nossos leitores, o que não significa que conseguimos sempre cumprir com nossos objetivos.

Inclusive, dedicamos muito do nosso tempo trazendo noticias diárias, gostaríamos de melhorar isso, trazer mais análises e reviews, mas o tempo é escasso e cada membro do site possui outras atribuições fora daqui, fica complicado.

Na equipe temos 2 jornalistas, 1 estudante de engenharia química, 1 analista de informações e 1 pesquisador.

Se você gosta do nosso trabalho e quer ver o site crescer ainda mais, estamos com um projeto no Catarse para ajudar a financiar o Jamesons. Os apoiadores que nos ajudarem estarão concorrendo a encadernados da Marvel, terão acesso ao grupo no WhatsApp do site, além de outras recompensas. Clique aqui para saber mais.

Mas voltando ao texto, o que nós queremos aqui é que: os criadores de conteúdo tenham mais responsabilidade com os materiais que produzem. E lembrar também a galera da internet para valorizar aqueles criadores que desenvolvem o bom trabalho.

Se você gosta do Jamesons, nos apoie, essa valorização é muito importante. Mas se você curte outros criadores, também os apoie. Deixamos abaixo cinco sugestões de projetos que também valem a pena ser apoiados:

1 – Quadro em Branco

Esse é um canal no Youtube que fala sobre cultura de uma forma geral, abordando quadrinhos, anime, filmes e muitas vezes tudo isso ao mesmo tempo. Sempre pendendo para reflexões interessantes, sem deixar o aspecto político de lado.

2 – Sugar Rush

O Sugar Rush é um canal no youtube comandado pela Fernanda Schmölz que aborda principalmente assuntos que envolvem a Disney, com ênfase nas animações. Ela promove discussões interessantes, faz react, posta teorias, tudo com muitas responsabilidade e credibilidade.

3 – Cinema Secreto: Cinegnose

O Cinegnose é um blog dedicado à divulgação e discussões sobre pesquisas e insights em torno das relações entre Gnosticismo, Sincromisticismo, Semiótica e Psicanálise com cinema e cultura pop.

4 – Coletivo Ascuri

A Associação Cultural dos Realizadores Indígenas (ASCURI) é um grupo de jovens realizadores/produtores culturais indígenas de Mato Grosso do Sul (Brasil) que busca, por meio da linguagem cinematográfica e das novas tecnologias de comunicação, desenvolver estratégias de formação, resistência e fortalecimento do jeito de ser indígena tradicional.

5 – Farpa Editora

Conforme a própria Farpa Editora se define: “somos uma editora de publicações pontiagudas. Um laboratório de experimentos gráficos criado por duas mulheres afiadas“. A editora foi criada no ímpeto de contar boas e novas histórias. 

Mas e você, caro leitor, também se incomoda com os clickbaits na internet? Você valoriza os criadores de conteúdo que admira/gosta? Deixe sugestões de criadores que merecem visibilidade nos comentários.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D