Mercado americano de quadrinhos bate recorde de arrecadação em 2019

O mercado norte-americano de histórias em quadrinhos viveu um momento histórico em 2019, quando bateu o recorde de arrecadação com revistas mensais e encadernados/graphic novels. Ao todo as vendas chegaram a $1,2 bilhão de dólares.

Ao contrário do que muitos fãs mais intolerantes possam pensar, o mercado de quadrinhos que abraçou com força a diversidade nos últimos anos, não está quebrando. Muito pelo contrário.

Abaixo você confere um gráfico mostrando o crescimento do mercado desde 2012:

Um dado muito importante para compreendermos o recorde de 2019 é que pela primeira vez na história foi vendido mais encadernados/graphic novels do que revistas mensais.

Conforme dados apurados pelos portais Comichron e ICv2, dos $1,2 bilhão arrecadado, $570 milhões vêem das livrarias (que vendem exclusivamente encadernados e graphic novels), $525 das comic shops (onde são comercializadas as mensais e também encadernados/graphic novels), $90 mil do mercado digital e $25 mil de outros locais (como projetos de financiamento coletivo, por exemplo).

O crescimento nas vendas de encadernados e graphic novels em livrarias é um fenômeno que já era identificável nos últimos anos, mas foi apenas em 2019 que as comic shops foram superadas.

Segmentando o $1,2 bilhão das vendas, $765 mil corresponde a venda de encadernados/grapic novels e e $355 mil representam as histórias em quadrinhos mensais.

Vale ressaltar também que a DC Comics nos últimos anos tem feito importantes movimentos com o objetivo de produzir mais graphic novels voltadas para o público jovem, renovando o seu público e levando histórias em quadrinhos para as livrarias, o mercado em ascensão.

A Marvel anunciou ontem mesmo uma iniciativa muito semelhante que será iniciada em 2021, produzindo graphic novels originais para personagens como Miles Morales, Miss Marvel e a Shuri, por exemplo.

Apesar disso, vale reforçar também que o mercado de revistas mensais também cresceu: 5%. Sinal de que apesar do sucesso do formato encadernado, o público regular das mensais se mantém intacto e crescendo.

Fica a curiosidade de como serão os números de 2020, levando em consideração que a pandemia provocada pelo coronavírus paralisou o mercado por cerca de 3 meses e ainda está causando prejuízos.

Caso você queira conferir detalhes sobre essa pesquisa realizada pelos portais Comichron e ICv2, clique aqui.

Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Feliz de saber que o mercado de quadrinhos está indo bem? Já esperava por isso ou ficou surpreso? Deixe a sua opinião nos comentários.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D