Marvel Studios se posiciona quanto ao movimento #BlackLivesMatter

Em meio a pandemia do coronavírus que já contaminou quase dois milhões de pessoas e já matou mais de 100 mil apenas apenas nos Estados Unidos, o país norte-americano mergulha em uma enorme crise social.

Diversos crimes de racismo ganharam notoriedade esse ano nos EUA, o estopim foi a morte de George Floyd, um homem preto que foi morto asfixiado pelo joelho de um policial branco enquanto o mesmo o imobilizava.

Três policiais brancos seguravam George no chão, enquanto um o asfixiava com o joelho até morte. Floyd, mesmo sem ar, implorava para respirar, mas em vão. Toda essa situação foi filmada e divulgada na internet.

O ato racista desencadeou uma série de manifestações contra a violência policial contra a comunidade preta. Uma das imagens dessas manifestações que mais se popularizou e rodou o mundo foi quando a delegacia de polícia de Minneapolis, cidade onde George Floyd foi morto, foi queimada na madrugada.

Crédito: Reprodução/Twitter @georgegalloway

O que começou como uma grande manifestação centralizada em Minneapolis, tem se espalhado pelos Estados Unidos. Diversas cidades, dos mais variados estados, tem registrado manifestações nos últimos dias.

Importante destacar também que há uma grande parcela de pessoas brancas, principalmente mulheres, apoiando e dando suporte a comunidade preta. A união de todo mundo contra o racismo tem feito a diferença.

Na última sexta-feira, inclusive, manifestantes tentaram invadir a Casa Branca. O Presidente Donald Trump, alvo central das críticas por ser um conservador famoso por espalhar fake news e ser referência para grupos de supremacia branca, inclusive sinalizou o uso da Guarda Nacional e também da Polícia Militar americana (sim, os mesmos soldados que vão para a Guerra no Oriente Médio estaria sendo alocado para deter o próprio cidadão americano).

A repercussão desses movimentos já ultrapassa os Estados Unidos. Celebridades estão engajadas em arrecadas fundos para pagar a fiança e advogados dos manifestantes que estão sendo presos.

Crédito: Justin lane/Efe

Inclusive diversos roteiristas de histórias em quadrinhos da Marvel estão engajados nessa campanha e incentivando os leitores a fazerem suas doações.

Nem mesmo a imprensa, que está apenas acompanhando e noticiando todas as manifestações com transparência, está sendo poupada pela polícia. Há imagens de guardas atirando spray de pimenta em jornalistas.

Hoje, no campeonato alemão de futebol, o atacante inglês Jadon Sancho, após fazer 1 dos 6 gols do Borussia Dortmund na partida, tirou a camisa e exibiu uma mensagem que dizia “Justiça para George Floyd“. Apenas para exemplificar como o caso já ultrapassou as barreira geográficas e tem tomado o mundo.

Tudo isso faz parte do contexto do movimento #BlackLivesMatter, que em uma tradução seria “A Vida dos Pretos Importam” e diz respeito a violência policial contra a comunidade preta.

Sim, a ênfase aqui é para a comunidade preta pois estatisticamente são eles as maiores vítimas da violência policial.

A Marvel Studios

Dito tudo isso, a Marvel Studios se manifestou no início da noite de hoje sobre toda essa discussão social que tem tomado os Estados Unidos.

Em nota divulgada no seu Twitter, o estúdio declarou o seguinte:

Nós somos contra o racismo.
Nós defendemos a inclusão.
Nós estamos com os nossos companheiros,
funcionários, contadores de histórias,
criadores e toda a comunidade preta.
Nós devemos nos unir e falar sobre isso.

Lembrando que a Marvel Studios é o estúdio responsável pelo filme do Pantera Negra, cujo elenco e produção contam com mais de 90% de pessoas da comunidade preta. E o filme, como não poderia deixar de ser, discute justamente o racismo. O longa venceu diversos Oscars na cerimônia de 2019.

Nós do site também repudiamos todo e qualquer ato racista. Não apenas nos Estados Unidos, mas também aqui no Brasil, onde por incrível que possa parecer começaram a viralizar apologias ao nazismo.

Mas e você, caro leitor, o que pensa sobre tudo isso? Esperamos que você esteja junto da gente apoiando as manifestações. O racismo precisa ser repudiado, com todas as nossas forças.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D