Marvel lança heróis assumidamente “lacradores” e causa rebuliço na internet

Em março, a Marvel Comics anunciou os novos heróis que iriam integrar a uma versão atual da equipe dos Novos Guerreiros. Só que alguns dos personagens – e, especialmente, seus codinomes – chamaram a atenção negativamente de parte dos fãs de quadrinhos. Snowflake e Safespace praticamente viraram meme na internet, sendo criticados por fãs mais conservadores e até por alguns progressistas.

Snowflake Safespace | New Warriors | Novos Guerreiros
Capa de New Warriors #1 por RB Silva

A nova revista dos Novos Guerreiros será lançada durante o evento Outlawed e contará a história de uma nova geração de heróis menores de idade tendo que lidar com as restrições impostas pelo governo. Eles serãp orientados pelos antigos membros dos Novos Guerreiros, Flama, Radical, Namorita, Speedball, Rage e Silhouette. O gibi será escrito pelo premiado roteirista Daniel Kibblesmith (Loki) e desenhado pelo artista argentino Luciano Vecchio (Coração de Ferro).

A controvérsia

Snowflake Safespace | New Warriors | Novos Guerreiros
“Safespace e Snowflake são um insulto, não inclusivos”
Snowflake Safespace | New Warriors | Novos Guerreiros
“Julgando o fracasso dos Novos Guerreiros”

A personagem Snowflake é transgênero não-binário e usa pronomes neutros (no inglês, they/them/their) para se auto-referenciar. Seu codinome vem da expressão “special snowflake” (floquinho de neve especial), geralmente usada de forma pejorativa para falar sobre jovens de ideologias progressistas que “se ofendem com qualquer coisa” e que se “acham especiais, únicos, diferentões”.

Safespace é outra expressão similar, usada para definir “espaços seguros”, onde as pessoas não são julgadas e são livres para serem que são e para expressar suas opiniões. Ambos os termos são usados de forma negativa por conservadores, algo similar com o que fizeram com o “lacrador” aqui no Brasil.

Segundo o roteirista da revista, a ideia é ressignificar esses termos como algo legal e poderoso ao invés de algo que remete ao ‘extrassensível’ e negativo.

A internet, porém, não comprou a ideia. Fãs de quadrinhos mais conservadores se irritaram com a ideia de ter mais personagens não-branco e até não-binários como heróis, os nomes irônicos da dupla viraram motivo de fúria e de piada.

De outro lado, os fãs mais progressistas também odiaram ver que um termo usado de forma pejorativa estava sendo trazido à tona como elogio, muitos acreditando que seria mais um motivo para zombarem de minorias e de quem luta por elas. É só jogar na barra de pesquisa do Youtube ou do Twitter os termos “safespace snow flake” para ver a revoada de fãs irritados.

Snowflake Safespace | New Warriors | Novos Guerreiros
“A pior ideia da história dos quadrinhos! até os lacradores odeiam!”

Apesar de já estar sendo julgada por internautas como um “fracasso”, para a revista, a situação pode ser até vista como positiva. O assunto foi um dos mais comentados por fãs da Marvel o mês inteiro, dando destaque para um título que provavelmente passaria despercebido. Lembrando que a HQ nem ao menos foi lançada ainda. Todo esse rebuliço surgiu apenas com a divulgação dos novos heróis presentes no título.

Conheça mais sobre os personagens e seus polêmicos codinomes abaixo:

Screentime (Tempo de Tela)

Snowflake Safespace | New Warriors | Novos Guerreiros
Screentime por Luciano Vecchio

Um super adolescente obcecado por memes, cujo cérebro se conectou à internet depois de ser exposto ao “gás experimental de internet” de seu avô. Agora ele pode ver realidade aumentada, mapas em tempo real, e pode pesquisar instantaneamente qualquer fato no Google. Isso o torna efetivamente um gênio? Ele com certeza age como se fosse.

A expressão “Tempo de Tela” costuma ser usada para falar sobre limites quanto ao tempo que as pessoas (especialmente crianças e adolescentes) ficam diante de uma tela (seja computador, smartphone..). Este personagem, porém, tem um tempo de tela infinito, já que está o tempo todo conectado com a internet. Qual será o efeito desse poder sobre o seu desenvolvimento?

Snowflake e Safespace (Floquinho de Neve e Espaço Seguro)

Snowflake Safespace | New Warriors | Novos Guerreiros
Snowflake (esquerda) e Safespace (direita) por Luciano Vecchio

Gêmeos psíquicos. “Todos os gêmeos são psíquicos, mas somos mais psíquicos ainda.” Snowflake, um criocinético que pode materializar shurikens em forma de floco de neve. Safespace pode materializar campos de força cor-de-rosa, mas ele não pode se proteger sozinho – o reflexo só funciona se ele estiver protegendo os outros. Eles são super ligados em cultura e visuais atuais e têm uma visão de heroísmo como se fosse “uma meditação pós-irônica sobre o uso da violência para combater o bullying“.

B-Negative (B Negativo)

Snowflake Safespace | New Warriors | Novos Guerreiros
B-Negative por Luciano Vecchio

Um adolescente “vampiro vivo” exposto ao sangue de Michael Morbius quando criança em um procedimento médico controverso, mas que salvou sua vida. Ele ainda envelhece como uma criança normal, mas tem todas as habilidades de Morbius. Ele também é obcecado com a música e a atitude “clássica” das décadas passadas, como os anos 90 e os anos 2000. “O mundo é um vampiro … e eu também.”

Além de um visual gótico, o vampiro-vivo adolescente tem mãos que podem chupar o sangue de suas vítimas – algo como a versão de Morbius na animação do Homem-Aranha dos anos 90. Seu nome é um jogo de palavras com o tipo sanguíneo “B Negativo (B-)” e a expressão “Be Negative” (seja negativo, em inglês).

Trailblazer (Pioneira)

Snowflake Safespace | New Warriors | Novos Guerreiros
Trailblazer por Luciano Vecchio

Uma garota comum entrou no mundo dos adolescentes super-heróis. Sua “mochila mágica” é na verdade uma dimensão compacta com espaço aparentemente infinito, do qual ela pode retirar objetos úteis ou aleatórios – nem sempre ela está sob seu controle. Ela afirma obter seu poder de deus, mas “não é o deus em que você está pensando”.

Confira também um vídeo com o roteirista da série apresentando estes personagens:


E então, caro leitor? O que achou dos novos personagens? Concorda que são um fracasso anunciado ou achou inteligente a jogada irônica dos nomes? Deixa sua opinião aí nos comentários! Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook e seguir nossas demais redes sociais!

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D