Marvel cancela diversas HQs, mas calma lá, não criemos pânico

Nesta semana a Marvel divulgou as solicitações de suas HQs que serão publicadas no mês de julho e foi possível identificar alguns cancelamentos. Confira agora quais são as HQs que estão chegando ao fim.

Antes de mais nada, é preciso destacar que esses cancelamentos não representam nada de mais. A Marvel é a editora que mais publica revistas nos Estados Unidos, logo é natural que também seja a que mais cancela.

Historicamente a Casa das Ideias cancela revistas em um mês e relança novos títulos no mês seguinte, o que na prática não diminui em nada a quantidade de publicações do seu catálogo.

Vale destacar também que, ao contrário do que já foi muito propagandeado por sensacionalistas no passado, os cancelamentos não possuem nenhuma relação com a diversidade. Todos os tipos de HQs foram encerradas. Sendo assim, vamos aos cancelamentos:

Ainda em maio a Marvel estará encerrando a revista atual da X-23 na edição #12. Em junho o cancelamento será de Sr. e Sra. X, publicação protagonizada pela Vampira e o Gambit, também no capítulo #12.

Também em junho chegarão ao fim as seguintes HQs: Asgardianos da Galáxia #10 e Homem-Aranha/Deadpool #50.

Porém, existem outras revistas que não tiveram o seu cancelamento anunciado, porém as suas sinopses podem indicar que acabarão em julho. São os seguintes casos:

Fabulosos X-Men #22, pois na sua sinopse consta a frase “Tudo acaba aqui“. Fora que também em julho será publicado House of X #1 e Powers of X #1, que são o início do trabalho de Jonathan Hickman nos X-Men.

Logo, é natural que Matthew Rosenberg (Novos Mutantes) encerre o seu trabalho com os mutantes em Fabulosos X-Men. Assim a revista poderá ser relançada em breve.

X-Force #10 possui uma sinopse apontando para o “confronto final” da X-Force com a Frente de Libertação Mutante. Fora que a sua capa é bastante sugestiva.

E se observarmos: X-23, Sr. e Sra. X, Fabulosos X-Men e X-Force são todos os títulos mutantes atuais. Ou seja, a Marvel está claramente centralizando as atenções no trabalho que Jonathan Hickman está desenvolvendo. A franquia como um todo deverá ser relançada em breve, tendo como base o trabalho de Jonathan.

Deadpool #15 é a última do atual escritor Skottie Young (Rocket) e em agosto a publicação deverá ser relançada com uma nova equipe criativa.

Moon Girl e o Dinossauro Demônio #45 inicia um arco chamado “O fim está próximo“, onde Lunella mexerá com o continuum espaço/tempo e poderá inclusive se apagar da cronologia.

Isso não significa que a revista será cancelada, a sinopse pode ser apenas alarmista para atiçar a curiosidade dos fãs. Mas fica aqui registrado a possibilidade do título estar chegando ao fim.

A Imparável Vespa #10 possui uma sinopse dúbia semelhante a Moon Girl. Não dá para cravar o seu cancelamento, mas é uma possibilidade. Pois a sinopse fala em “confronto final entre a GIRL e a IMA“.

Moon Girl e Vespa são dois títulos com vendas muito baixas no mercado direto das comic shops, isso já seria um argumento previsível para prever os seus cancelamentos. Porém, são HQs que possuem vendas bastante sólidas em outros mercados fora das comic shops. Seus encadernados vendem mais do que suas edições solo separadas.

Então talvez os títulos sobrevivam, não sejam cancelados. Teremos de esperar o mês que vem para descobrir se as próximas edições serão solicitadas pela Marvel.

Em contrapartida aos cancelamentos, a Marvel também está relançando várias novas HQs em julho. Como falamos, o seu catálogo nunca diminui de verdade.

Confira alguns novos lançamentos: Loki, Valquíria, House of X e Powers of X, A História do Universo Marvel, Justiceiro: Grupo de Extermínio, Mulher Invisível, Devastador, X-Táticos, Quarteto Fantástico: Sol Pródigo, Wolverine e Capitão América: Arma Extra, Distorções Infinitas e Atos de Vilania.

Mas e você, caro leitor, ficou chateado com algum dos cancelamentos e possíveis cancelamentos? Deixe a sua opinião nos comentários.