Homem-Formiga e a Vespa não será um sucesso de bilheteria … e daí?

Homem-Formiga e a Vespa está chegando na sua segunda semana de exibição nos Estados Unidos e muitas pessoas já estão chamando a produção de “flop” ou de “decepcionante“. Tudo isso pois a animação Hotel Transylvania 3 tirou o pódio da nova aventura da Marvel. Mas antes de julgar, é preciso levar em consideração alguns aspectos.

O primeiro ponto é que se a Marvel realmente estivesse interessada em emplacar mais uma bilheteria bilionária em 2018 (Pantera Negra já arrecadou $1,343 bilhão e Vingadores: Guerra Infinita até o momento $2,041 bilhões), não estaria lançando justamente uma continuação de Homem-Formiga, que já no seu primeiro filme fez uma bilheteria bem modesta, apenas $519 milhões.

A função de Homem-Formiga e a Vespa é preparar todos os seus personagens para Vingadores 4, que estreará ano que vem e continuará com os desmembramentos da Guerra Infinita. E óbvio, se no processo for possível lucrar, melhor ainda.

Homem-Formiga e a Vespa tiveram um orçamento previsto de $162 milhões e atualmente, com apenas duas semanas de exibição, a sua bilheteria já é de $283 milhões. Vale destacar que o filme não estreou ainda em mercados muito fortes como China, Inglaterra, Itália e Alemanha por exemplo. A soma da bilheteria do primeiro filme em todos os países em que o segundo não estrou ainda, é de pelo menos $167 milhões. Ou seja, a continuação tem todas as condições de igualar ou até superar os números do Homem-Formiga de 2015.

Isso não é um sinal de que as pessoas estão cansando de filmes de heróis ou da tão temida “Fórmula Marvel“. Se fosse o caso, o montante total de arrecadação do estúdio, juntando as bilheterias de momento dos seus três filmes em 2018, não seria de $3,670 bilhões.

Homem-Formiga e a Vespa é um filme menor, com uma proposta menor, orçamento menor e expectativa menor. E isso não foi uma piada com relação aos poderes dos heróis. A expectativa que se tem em cima de heróis B como Homem-Formiga e a Vespa é muito menor do que Homem-Aranha, Batman, Superman, Liga da Justiça e Vingadores, por exemplo. Esses personagens sim tem obrigação de gerar cifras altíssimas para os estúdios, pois já estão consolidados no imaginário popular.

E apenas para reiterar: Homem-Formiga e a Vespa não foi feito visando uma bilheteria modesta. O que está sendo dito é que a expectativa em cima dessa produção é significativamente menor do que as demais, então não há decepção ou fracasso.

Confira também essas novidades