“Esse tapa foi meu também”, diz artista da Marvel sobre agressão ao jornalista Glenn Greenwald

Foi assunto no Brasil inteiro no início da tarde dessa quinta-feira (07) a briga que ocorreu entre os jornalistas Glenn Greenwald (The Intercept) e Augusto Nunes (VEJA) ao vivo durante o programa Pânico na JP.

Para contextualizar, é importante destacar que Glenn é um jornalista americano, casado com o deputado brasileiro David Miranda (PSOL) e que juntos adotaram duas crianças alagoanas que viviam em um abrigo e hoje constituem uma família.

Glenn também é um dos fundadores do portal The Intercept, que tem divulgado diversas informações até então sigilosas sobre a mega operação da Lava-Jato, que já prendeu diversos empresários e políticos brasileiros. Em 2013, Greenwald e a equipe que comandou no jornal The Guardian, conquistaram o Prêmio Pulitzer, uma das maiores honrarias do jornalismo americano.

Augusto Nunes é jornalista também, colunista da revista VEJA, da rádio Jovem Pan e também do programa televisivo Jornal da Record. O profissional também é um defensor do atual governo do Presidente Bolsonaro.

Dadas as devidas contextualizações, a confusão entre os jornalistas pode ser assistida no vídeo abaixo, que compila todo o programa em que tudo se desenrolou. A discussão teve início aos 28 min e 40 segundos de vídeo. Após isso o programa foi interrompido, retornando aos 43 min e 49 segundos. Assista:

O artista da Marvel

Apesar dessa discussão inteira não ter absolutamente nada a ver com a Marvel Comics, o nome da editora entrou na polêmica quando o desenhista brasileiro, Joe Bennett, usou as redes sociais para se manifestar sobre o ocorrido.

Bennett é o atual desenhista da HQ do Hulk, que foi indicada esse ano ao Prêmio Eisner, a maior honraria do mercado de quadrinhos dos Estados Unidos.

Página da HQ do Hulk desenhada por Bennett. Foto: Marvel Comics.

O comentário de Bennett sobre a situação envolvendo os jornalistas foi extremamente mal recebido pela comunidade leitora de quadrinhos brasileira. Confira o comentário abaixo:

O desenhista foi tão criticado pelos seus seguidores e leitores por estar incentivando a violência, que tratou de apagar rapidamente a postagem. Porém, para a sua infelicidade, muitos leitores já haviam lido e feito registro do momento.

Horas após fazer a postagem acima, Bennett voltou ao Facebook para se desculpar pelo que disse. Confira abaixo o pedido de desculpas do desenhista na íntegra:

AO GLENN, DAVID E FILHOS,INFELIZMENTE, ALGUMAS VEZES, NO CALOR DO MOMENTO, O SER HUMANO DIZ COISAS DAS QUAIS SE…

Posted by Joe Bennett on Thursday, November 7, 2019

Apesar do pedido de desculpas, muitos fãs da Marvel, do Hulk e do próprio Bennett pedem para que a Marvel Comics demita o artista. No entanto, até o momento, a editora norte-americana não se manifestou sobre o caso.

Joe Bennett estará no início de dezembro participando do evento Comic Con Experience (CCXP), em São Paulo. É um dos maiores eventos de cultura pop do mundo.

Ivan Freitas da Costa, um dos idealizadores da CCXP, foi intensamente questionado por fãs se o desenhista teria a sua participação cancelada no evento. Porém, até o momento, isso não é uma possibilidade, pois polêmicas desse tipo não estão previstas no contrato com o artista.

Repercussão do caso

O comentário de Joe Bennett foi alvo de críticas (e até elogios) por parte de diversos fãs, profissionais e pessoas engajadas politicamente (mas ressaltamos aqui que agressão física não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com política). Compilamos alguns comentários abaixo:

Mike Deodato Jr., artista brasileiro que trabalhou por décadas na Marvel:

Rafael Gonzaga, ex-integrante do Omelete

Delegado Éder Mauro, filiado ao partido PSD, Deputado Federal e líder da Bancada da Bala na região Norte do Brasil.

Nós do Jamesons repudiamos completamente a fala do desenhista Joe Bennett. Política de nenhuma maneira se relaciona com violência. Na hora de se usar as redes sociais, no momento de se debater política, independente de ser uma pessoa pública com milhares de seguidores ou apenas um leitor comum de HQs, é preciso se pensar mais com o cérebro de Bruce Banner e menos com os punhos do Hulk.

Joe Bennett se desculpou pelos comentários que fez e que agora lide com as consequências dos seus atos.

Mas e você, caro leitor? O que achou dessa situação toda? Concorda que o artista passou dos limites? Deixe a sua opinião nos comentários.

Você gosta do conteúdo que produzimos aqui no site? Estamos com um projeto no Catarse para tornar o Jamesons financeiramente viável. Se você confia no nosso trabalho e acha que merecemos o seu voto de confiança, nos apoie clicando no banner abaixo.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D