Entenda o paradoxo do Velho Logan

Desde 2015 o personagem denominado Velho Logan anda circulando pelas principais histórias da Marvel no Universo 616. Para quem não sabe, essa versão do Wolverine veio de um futuro alternativo onde os vilões se rebelaram e o vilão Mystério manipulou o mutante canadense para assassinar todos os X-Men.

Bom, desde que o Velho Logan saiu do seu futuro e veio para o presente, devido aos acontecimentos da saga Guerras Secretas, ele se deu a missão de eliminar figuras chave que lhe dariam dor de cabeça no futuro. Foi uma forma que ele encontrou de evitar que o mundo de onde ele veio se repita.

Acontece que a chegada do vilão Maestro e outras situações interromperam os seus objetivos originais, mas agora ele está focado em retomar a missão. Com o Caveira Vermelha publicamente morto, o nome da sua lista que ainda falta ser assassinado é o de Mysterio.

Em sua busca pelo Mysterio, Logan acaba topando com a Sra. Sinistra, que usa a sua telepatia para descobrir tudo o que precisava saber sobre como os vilões tomaram o futuro e principalmente sobre o papel chave do Mysterio nisso tudo.

A vilã então descobre que Mysterio está internado em uma clínica psiquiátrica. Ele abandonou o crime, está aposentado. Está feliz onde está. Mas ela surge com a ideia dele ser um dos pilares mais importantes de um novo mundo. Um mundo sem X-Men, Vingadores, Homem-Aranha e qualquer outro herói.

E para acabar de vez com os heróis, Sra. Sinistra e Mysterio começam a reunir os vilões. Os primeiros a aderirem o plano são Pecado, a filha do Caveira Vermelha, Ossos Cruzados e a Neo-Hidra.

Mediante a essa contextualização, você consegue entender o que aconteceu? O fato do Velho Logan estar no presente desencadeou uma série de eventos que poderão levar a um destino igual, ou muito semelhante, ao visto no seu futuro. 

É o que chamamos de paradoxo. O Velho Logan viajou pelo tempo para evitar um acontecimento, mas essa situação apenas ocorrerá de verdade pelo fato dele ter viajado para o passado. Se ele tivesse ficado no futuro ou pelo menos não tivesse tentando evitar que tudo isso acontecesse, os vilões não iriam se unir para acabar com os heróis dessa forma.

Essa história foi mostrada em Dead Man Logan #1, uma maxissérie de 12 capítulos com roteiro de Ed Brison (Velho Logan) e arte de Mike Henderson (Deadpool vs Velho Logan).

Mas e você, caro leitor, o que achou dessa história? O Velho Logan será de fato o causador do seu terrível futuro? Deixe a sua opinião nos comentários.

Confira também essas novidades