Donny Cates está preparando o retorno do Universo Ultimate para 2020?

O ano de 2020 será, definitivamente, bastante icônico. Além de ser o ano que referencia a história do Homem de Ferro 2020, também será o momento em que o Universo Ultimate celebra seus 20 anos.

Mas antes de prosseguir, destacamos que o texto a seguir contém spoilers de eventos que ocorreram em HQs ainda inéditas no Brasil. Leia por sua conta em risco.

O Ultiverso, como ficou carinhosamente conhecido o Universo Ultimate, é um mundo alternativo da Marvel. Nesse universo os personagens foram “atualizados” para o século 21, ganhando novas origens e roupagens.

Foi no Universo Ultimate que o Homem-Aranha Miles Morales foi criado. O sucesso foi tão grande que a editora acabou arranjando uma maneira de levá-lo para o Universo 616, que é onde as histórias principais da Marvel se desenrolam.

Brian Michael Bendis (Homem-Aranha Ultimate) e Mark Millar (Supremos) foram as duas grandes mentes que arquitetaram esse universo, escrevendo por anos o Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico e Supremos (que são os Vingadores desse mundo).

Inclusive, muitos elementos do Universo Ultimate acabaram posteriormente servindo de inspiração para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). O Nick Fury interpretado por Samuel L. Jackson é um reflexo claro dessa decisão.

Oficialmente o Ultiverso acabou em 2015, quando a última edição de Homem-Aranha Ultimate foi publicada. Após 15 anos de histórias a qualidade foi caindo e a popularidade diminuindo, até que as baixas vendas fizeram com que esse Universo não tivesse mais revistas próprias sendo lançadas.

Ainda em 2015 a Marvel publicou a saga Guerras Secretas, onde todos os universos da Marvel foram destruídos. Posteriormente o Multiverso (conjunto de mundos alternativos) foi restabelecido, porém nada foi dito sobre o Ultiverso.

Foi apenas em 2017, na minissérie Homens-Aranha II, a continuação do primeiro crossover oficial entre os Universos 616 e Ultimate, que descobrimos o que aconteceu com aquele mundo.

Assim como os demais universos, ele foi reconstruído e segue lá, intocado. Inclusive, com a morte do Homem de Ferro daquele universo, uma Riri Williams surgiu por lá para se tornar a Coração de Ferro dos Supremos.

Esse ano, nas páginas de Miles Morales: Homem-Aranha, o universo Ultimate voltou a pauta. Um vilão chamado Ultimatum surgiu infernizando a vida de Miles, acompanhado da versão ultimate do Duende Verde.

As motivações dos vilões ainda são um mistério, mas isso já é um forte indicativo de que algo muito grande envolvendo o Ultiverso esta se aproximando.

Porém, as coisas ficaram ainda mais interessantes nessa semana com o lançamento de Venom #20, com roteiro de Donny Cates (Thor) e arte de Iban Coelho (Homem-Aranha).

Na HQ descobrimos que o vilão Criador, versão ultimate de Reed Richards do Universo Ultimate, que também está no Universo 616 desde as Guerras Secretas, está tentando voltar ao seu mundo de origem, mas tem falhado nesse objetivo.

O personagem tem aparecido constantemente nas histórias do Venom escritas pelo Cates e está investigando os simbiontes, sendo um personagem chave na saga Carnificina Absoluta.

A revista também revela o motivo do interesse do Criador pelos simbiontes: ele não tem conseguido fazer com que o corpo e mente humanos ultrapassem uma fenda dimensional para outro universo, mas foi capaz de trazer o simbionte ultimate do Venom para o Universo 616 de forma intacta.

Desde então ele está pesquisando sobre os simbiontes, para descobrir uma forma de usar a fisiologia única deles para viajar ao seu mundo natal.

Porém, o mais interessante disso tudo é o motivo pelo qual ele está insistentemente tentando voltar ao Ultiverso: ele está em contato com o Conselho dos Reeds.

O Conselho dos Reeds é um grupo de versões alternativas de Reed Richards, as pessoas mais inteligentes dos seus muntos, que se reúnem para auxiliar diferentes universos. E sem estar no seu próprio mundo, o Criador não tem como participar do Conselho.

Surpreendentes todas essas revelações, não é mesmo? O escritor Donny Cates consegue elaborar diversos plots/tramas ao mesmo tempo. Enquanto todos estavam concentrados na saga Carnificina Absoluta e nos seus impactos, o escritor já começou a inserir elementos envolvendo o Universo Ultimate e o Conselho dos Reeds, temáticas completamente diferentes dos simbiontes.

Durante a C2E2 do ano passado, comic con da cidade de Chicago, o editor Tom Breevort foi questionado sobre quando veríamos novamente o Universo Ultimate. Confira a sua resposta:

Nós seremos vagos e misteriosos. Grandes planos, misteriosos planos. Tenho certeza de que teremos mais novidades nas próximas semanas e meses, mas não queremos dizer quando. Quando o fizermos, podemos querer surpreendê-lo“.

Outra pergunta feita foi sobre em qual HQ estaríamos vendo Reed Richards ultimate. Eis a resposta: “Eu acho que tudo está entrelaçado com os planos do Universo Ultimate, então não posso dizer muito sobre isso. Eu não ficaria surpreso em vê-lo aparecer em um lugar estranho e incomum“.

Bom, de fato, o personagem despontar nas páginas da HQ do Venom é um lugar estranho e incomum. E pelo visto, isso está alinhado com o retorno desse universo.

Editores da Marvel também já falaram que se existe um momento propício para trazer o Universo Ultimate de volta, seria em 2020, quando este mundo completa 20 anos.

Falta pouco mais de um mês para a chegada de 2020, será que teremos algum anúncio sobre isso nas próximas semanas ou meses? O que você acha disso tudo, caro leitor? Deixe a sua opinião nos comentários.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D