Quadrinhos

Conheça o Sindicato, a equipe de vilãs feministas do Homem-Aranha

O Homem-Aranha tem provavelmente a melhor galeria de vilões da Marvel. São vários bons personagens que agregam demais na história do Teioso. Recentemente surgiu o Sindicato para infernizar a vida do herói, uma equipe de vilãs feministas.

O grupo fez a sua estreia na Marvel em O Espetacular Homem-Aranha #25, revista lançada nos Estados Unidos em 2019 e que saiu aqui no Brasil no início deste ano.

Eu esperei muito para repercutir isso aqui no site pois queria dar tempo do material sair nos EUA e também no Brasil. Não houve NENHUM barulho quando a revista saiu lá fora e muito menos quando chegou aqui.

As pessoas leram e entenderam a revista como ela é: uma HQ que apresenta um grupo de vilãs feministas que amadurecem ao longo da trama e que ao mesmo tempo traz uma pequena discussão sobre sororidade (união entre as mulheres)

Então, se a partir de agora você se incomodar com isso temos algumas constatações. Você não leu a revista, você não consome a HQ e, como pessoas como você gostam de dizer, você só quer lacrar.

Bom, esclarecido isso, vamos para a revista. O arco do Sindicado saiu nos Estados Unidos em O Espetacular Homem-Aranha #25-28 e contou com roteiro de Nick Spencer (Capitão América) e arte de Kev Walker (Doutor Estranho).

A equipe é composta por: Besouro, Dra. Octopus, Escorpiã, Coelha Branca, Ardilosa e Electro. Elas se uniram pois cansaram de serem tratadas por desdém ou mesmo abusadas por seus parceiros e demais vilões.

A Electro inclusive destaca que ela era um groupie de vilões. Groupie é uma expressão americana atribuída a pessoas que colam em cantores e desenvolvem um relacionamento emocional e/ou sexual, os acompanhando por todos os lugares.

Quem formou a equipe foi a Besouro, que entende haver uma disparidade muito grande de gênero no crime organizado. Nas suas palavras: “estamos construindo uma empresa que valoriza e respeita a contribuição feminina […] é sobre dar suporte às mulheres e confiarmos umas nas outras“.

O QG da equipe conta com palestras com grandes vilãs do passado, escritório para maquinações e até uma instalação para cuidados infantis, para incentivar as mães a entrarem no mundo do crime.

A primeira missão da equipe foi capturar o vilão/anti-herói Bumerangue, que já teve comportamento tóxico com todas as integrantes do Sindicato. E elas causaram um bocado de confusão no processo.

Porém ao final da história, após muitas reviravoltas, elas decidiram fazer o certo e lutaram contra o Prefeito Wilson Fisk (ex-Rei do Crime) e acabaram sendo presas por isso.

Elas conseguiram fugir da prisão e agora estão por aí, não são vilãs no sentido clássico de serem cruéis e inescrupulosas, mas são sim em uma conotação mais branda de quem desrespeita a lei.

A última aparição do grupo foi quando a Besouro ajudou a pagar a reconstrução do Centro FESTA, organização social que ajuda pessoas em situação de rua, que é administrado pela Tia May e que havia sido parcialmente destruído quando o Sindicato tentou capturar o Bumerangue.

Mas e então, caro leitor, o que você achou do Sindicato? Gostou de ver a revista do Homem-Aranha abordar, mesmo que de forma rasa e com humor, o feminismo? Deixe a sua opinião nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

3 dias ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

1 semana ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

3 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

4 semanas ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago

Mística protagonizará o primeiro casamento entre mulheres da Marvel

Nos últimos anos a Marvel tem celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em junho,…

2 meses ago