C.B. Cebulski é o novo Editor-Chefe da Marvel

É uma nova era para a Marvel Comics, a editora anunciou hoje que C.B. Cebulski será o novo Editor-Chefe da empresa, substituindo o atual Axel Alonso. A mudança não chega a ser uma novidade, a editora tem passado por momentos bastante intensos nos seus bastidores nos últimos tempos.

Quem foi Axel Alonso na Marvel

Axel Alonso foi o responsável pela linha editorial da Marvel a partir de janeiro de 2011 até novembro de 2017, ele substituiu o famoso Joe Quesada, que foi promovido para um cargo de consultor criativo para todos os braços da Marvel (Quadrinhos, Cinema, TV, Games, Animações e etc).

Foi sob a batuta de Alonso que a editora realizou alguns dos seus movimentos mais ousados, criativamente falando. A Marvel Now! e a All-New All Different Marvel possibilitaram a entrada de novos roteiristas do mercado, bem como a experimentação em muitas publicações.

Algumas das revistas mais elogiadas da história recente da editora são méritos do trabalho editorial promovido pelo Alonso. Os principais exemplos são: Thor e Dr. Estranho (Jason Aaron), Vingadores e Novos Vingadores (Jonathan Hickman), Homem-Aranha e Surfista Prateado (Dan Slott), Garota Esquilo (Ryan North), Deadpool e Guardiões da Galáxia (Gerry Duggan), Capitão América e Superiores Inimigos do Homem-Aranha (Nick Spencer), Moon Girl and The Devil Dinossaur (Brandon Montclare), Cavaleiro da Lua e Velho Logan (Jeff Lemire), Jessica Jones e Defensores (Brian Michael Bendis), Novíssima Wolverine e X-Men: Red (Tom Taylor) dentre tantos outros trabalhos de destaque.

A fase de Axel Alonso será lembrada sempre como uma das mais criativas. Foto: Divulgação.

Entretanto, nos últimos anos a editora tem sofrido algumas perdas significativas. Não apenas financeiras, pois em um mês se vende mais e no outro menos, mas no âmbito criativo. Nomes como Rick Remender, Jeff Lemire, Matt Fraction, Ed Brubaker, Jonathan Hickman, Olivier Coipel e Brian Michael Bendis foram alguns que saíram da editora e foram para a Image ou para a DC Comics.

Alonso também foi um dos envolvidos, no início desse ano, na famosa polêmica dos lojistas, onde os donos de comic-shops norte-americanas reclamaram que os personagens de diversidade não vendiam em suas lojas. Foi a partir de então que a editora passou a anunciar a fase Marvel Legacy, onde traria de volta os personagens clássicos, mas sem colocar no limbo os novos personagens. Em efeito a essa reclamação, a Marvel também acabou apressando a ótima saga Secret Empire, o que pode ter gerado um desgaste por parte da empresa com o roteirista Nick Spencer.

Marvel anuncia C.B. Cebulski

A Marvel surpreendeu a todos hoje com um comunicado para a imprensa informando a importante mudança editorial. Confira o teto na íntegra:

“A Marvel Entertainment, a empresa de entretenimento baseada nos personagens mais proeminentes do mundo, anunciou hoje que C.B. Cebulski foi promovido para Editor-Chefe da Marvel Comics a partir do dia 17 de novembro de 2017. O ex-Editor-Chefe, Axel Alonso, se separou mutuamente da empresa. O anuncio foi feito por Dan Buckley, presidente da Marvel Entertainment.

Em seu novo papel, o Sr. Cebulski supervisionará todos os aspectos editoriais e criativos do dia-a-dia da divisão editorial da Marvel. Isso inclui conduzir a visão criativa e editorial, moldando a direção da história maior da linha Marvel Comics e trazendo para a empresa os mais brilhantes escritores e artistas do mundo. Além disso, o Sr. Cebulski também estará promovendo esforços para expandir a divisão de publicações da Marvel internacionalmente.

Durante os seus 15 anos na empresa, o Sr. Cebulski se estabeleceu como um dos principais editores, escritores e caçadores de talento da industria. Seus trabalhos como editor e escritor envolvem HQs de sucesso, como Fugitivos, de Brian K. Vaughn e Adrian Alphona e Marvel Fairy Tales. Ele também é um renomado recrutador de talentos, auxiliou a Marvel à assinar com alguns dos principais talentos do mercado, como: Skottie Young, Adi Granov, Sara Pichelli, Phil Noto, Steve McNiven, Jonathan Hickman, dentre outros.

Nos últimos 6 anos, Cebulski liderou a expansão da Marvel, tanto como Vice-Presidente do Setor de Desenvolvimento e Gestão Internacional de Marcas quanto, mais recentemente, como Vice-Presidente do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Marcas da Marvel na Ásia. Nesses papéis, ele tem sido fundamental para explorar novas oportunidades para a Marvel em mercados emergentes e já estabelecidos. O Sr. Cebulski também abriu a porta para uma maior globalização do Universo Marvel, supervisionando acordos inovadores com a editora de mangás Kodansha no Japão, a plataforma Daum de quadrinhos digitais na Coréia e o criador de conteúdo NetEase na China, trazendo a Marvel para o mercado asiático através de histórias e personagens localizados. Ele também auxiliou a estabelecer novos estilos criativos para as franquias mundiais de quadrinhos, animações e games, recrutando e desenvolvendo inúmeros talentos internacionais de escritores e desenhistas.

C.B. é uma das personalidades mais conhecidas, apreciadas e respeitadas do setor editorial de quadrinhos. Ele tem uma compreensão profunda da marca Marvel e conhece a importância de publicar dentro do ecossistema da Marvel“, disse Dan Buckley, presidente da Marvel Entertainment. “À medida que nossos personagens continuam alcançando níveis de popularidade mundial sem precedentes, precisamos garantir que o nosso principal mercado de quadrinhos estabeleça um padrão, com histórias novas e convincentes que estimulem nossa base de fãs de longa data e também os novos fãs. A Marvel estabeleceu uma meta alta para as histórias de super-heróis há mais de 75 anos atrás e acreditamos que o C.B. está perfeitamente posicionado para levar a Marvel Comics para um novo patamar“.

O Sr. Cebulski toma o comando da Marvel Comics em um momento em que a divisão de quadrinhoscontinua a dominar o mercado. A Marvel lidera consistentemente tanto o mercado quanto a arrecadação, com os seus quadrinhos estando regularmente no top 5 dos melhores e mais vendidos no setor. Ao longo dos últimos cinco anos, as vendas de quadrinhos e coleções cresceram mais de 30% no mercado direto e 60% em livrarias. Ele está herdando uma série de iniciativas de alto nível, incluindo Marvel Legacy, o 30° aniversário do Venom e Avengers No Surrender (série semanal).

Além disso, o Sr. Cebulski será encarregado de trazer sua perspectiva global para seu novo papel. Ele estará trabalhando em estreita colaboração com parceiros de quadrinhos como Panini, NetEase, Daum e Kodansha para expandir a experiência diária Marvel Comics para fãs de todo o mundo.

Vivenciando esses últimos 18 meses na Ásia e apresentando para mais fãs o Universo Marvel, eu vi em primeira mão como nossos quadrinhos e personagens constantemente trazem alegria para a vida das pessoas em todo o mundo. Espero continuar a capturar essa magia criativa aqui em casa e entregar histórias inspiradoras e divertidas que sejam verdadeiros clássicos no DNA da Marvel, mas construídas com uma mentalidade global de expansão“.

O Sr. Cebulski está se mudando de Xangai para Nova York.”

Cebulski assumirá imediatamente o cargo na Marvel Comics. Foto: Instagram.

A reação da comunidade de quadrinhos

A novidade no mercado gerou muitos comentários nas redes sociais. A maioria dos artistas e editores parabenizaram Cebulski e exaltaram o trabalho realizado por Alonso. Confira alguns comentários:

Rick Remender: “A única razão para eu ter trabalhado para a Marvel foi o Axel Alonso. Sua ousadia e desejo por fazer quadrinhos originais e interessantes deixa uma marca inabalável no Universo Marvel. Sua fé em mim mudou a minha carreira. Obrigado senhor. Boa sorte nos seus próximos projetos.

Kurt Busiek: “Parabéns Axel Alonso pelo trabalho muito bem executado na Marvel Comics, e para o C.B. Cebulski pela sua nova oportunidade. Estou ansioso para ver o que ambos cavalheiros farão“.

Jason Aaron: “Eu devo a minha carreira na Marvel ao Axel Alonso. Seus instintos e orientação me ajudaram a me tornar um escritor melhor. Instintos que produziram alguns dos melhores e mais desafiadores quadrinhos dos últimos anos. Eu sempre serei grato Axel e lhe desejo tudo de bom.

Eu também tenho muito respeito pelo C.B. Cebulski. Ele é de verdade uma das pessoas que mais gosto nesse ambiente. Sua paixão pelos quadrinhos e olhar fabuloso para talentos o fará um grande Editor-Chefe. Parabéns C.B.. Olho para o futuro e vejo todas as novas loucuras que estão vindo por aí na Marvel“.

Jonathan Hickman: “Parabéns C.B. Cebulski. Estou feliz por você, cara

David Marquez: “Parabéns C.B. Cebulski! C.B. me ajudou a ter o primeiro trabalho pela Marvel e sempre teve um olhar incrível para talentos. Ele aindaé um apaixonado pela arte dos quadrinhos

Você verá (ou já está vendo) como MUITAS pessoas estão falando sobre como suas carreiras foram lançadas pelo C.B. Cebulski. É difícil pensar em outra pessoa que tenha tido tanto impacto no visual do mercado nos últimos 10-15 anos.

Também preciso falar que sou muito grato ao Axel Alonso sobre todo o apoio que me deu nesses meus 5 anos na Marvel. Desejo-lhe tudo de bom e de melhor para o futuro“.

Charles Soule: “Parabéns C.B. Cebulski por retomar as redes na Marvel. Ele foi uma das primeiras pessoas a me encorajar a assumir trabalhos para as duas grandes editoras. Estou excitado para ver o que está vindo.

É preciso dizer o quão grande foi o trabalho de Axel Alonso na Marvel. Tantas histórias verdadeiramente grandes durante o seu mandato. Desejo-lhe tudo de melhor e estou muito ansioso para ver o que ele fará.”

Skottie Young: “Um dos meus mais antigos amigos nesse ambiente arrumou um novo emprego hoje. Parabéns C.B. Cebulski. Bebidas por minha conta quando você voltar para casa“.

Brian Michael Bendis: “C.B. Cebulski era meu amigo antes de qualquer um de nós nos encontrarmos na Marvel. Sou grato por ser um criador da Marvel para ele pelas próximas semanas. Escritores e desenhistas, saibam que vocês vão ser muito bem tratados e incentivados. Hoje é um grande dia pros quadrinhos. Todo mundo junto!“.

Pois é caros leitores, essa é uma nova era para a Marvel. Durante os próximos meses ainda veremos os plano de Axel Alonso em execução. Mas em breve as marcas de C.B. Cebulski estarão bastante visíveis. Agora é aguardar e torcer.

Confira também essas novidades

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn