Agentes da SHIELD se despede com conexão com MCU e revela multiverso

Depois de sete temporadas repletas de ação e emoções, chegou ao fim a série para TV Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.. E em sua missão final, o seriado voltou a se conectar com o MCU, explorando o reino quântico e o multiverso.

SHIELD pavimentou o caminho para as séries para televisão da Marvel, surgindo após o apelo dos fãs para que o carismático Agente Phil Coulson (Clark Greg) voltasse à vida após a sua morte no primeiro filme dos Vingadores.

Ao longo das temporadas, as conexões com o MCU sempre existiram, referenciando eventos importantes dos cinemas, como a Batalha de Londres em Thor: O Mundo Sombrio, o registro dos indivíduos superpoderosos em Capitão América: Guerra Civil, e a batalha em Sokovia de Vingadores: Era de Ultron.

Agentes da SHIELD
Marvel’s Agents of SHIELD | Marvel Television

Entretanto, as últimas duas temporadas pareciam ter ficado perdidas no meio da linha do tempo dos filmes, uma vez que passaram a ignorar os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, quando metade da população foi apagada pelo vilão Thanos.

Reino Quântico e o Multiverso

Em sua temporada final, SHIELD resgatou as conexões com MCU ao utilizar o Reino Quântico, citado pela primeira vez em Homem-Formiga e explorado como caminho para viagem no tempo em Vingadores: Ultimato.

Na sétima temporada da série, Leo Fitz (Iain de Caestecker) e Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge) também usaram o Reino Quântico após uma série de viagens pelo tempo em realidades alternativas, criadas após interferências similares às que os Vingadores enfrentaram para recolher as joias do infinito.

Agentes da SHIELD
Cenas no Reino Quântico em Marvel’s Agents of SHIELD | Marvel Television

Depois de serem enviados para o passado e mexerem de forma permanente com aquela realidade, os Agentes da SHIELD conseguem trazer Fitz de volta da linha original. Fitz então explica que seria possível retornar para ela utilizando o Reino Quântico para viajar entre as linhas do tempo, em meio às “múltiplas dimensões“. E assim eles fazem, mostrando um Reino Quântico bem semelhante ao visto em Homem-Formiga e a Vespa.

No fim, os agentes são bem sucedidos em sua missão e conseguem, de fato, retornar à linha do tempo original e salvá-la da ameaça dos Chronicons.

Conexões com Viúva Negra e ESPADA

Nas cenas finais da série, vemos o que cada um dos personagens estava fazendo após sua última missão juntos. Enquanto Fitz e Simmons decidiram se aposentar para cuidar de sua filha, a pequena Alya, o restante dos agentes seguiram trabalhando para combater ameaças ao planeta. Deke Shaw (Jeff Ward), o neto de Fitz e Simmons em um futuro alternativo, ficou para trás na linha do tempo alterada pelos Chronicons, comandando o que sobrou da SHIELD por lá.

Agentes da SHIELD
O novo Aeroporta-aviões da SHIELD | Marvel Television

Antonio Mackenzie (Henry Simmons), o Mack, acabou a série ainda no cargo de Diretor da SHIELD – inclusive, trajando um sobretudo preto que lembra bastante o de Nick Fury (Samuel L. Jackson) no novo Aeroporta-aviões. Na reunião, Mack inclusive cita uma missão confidencial em Moscou – seria um aceno ao filme da Viúva Negra?. Elena Rodriguez, a Yo-Yo, também continuou como agente de campo da SHIELD, liderando sua própria equipe, composta por Piper (Briana Venskus) e uma versão LMD do agente Davis (Max Osinski). Mack e Yo-Yo continuam um casal ao fim da série.

Melinda May (Ming-Na Wen), agora com poderes de empatia, ajudou a fundar a Academia Coulson, o novo centro de treinamento de cadetes da SHIELD, onde leciona para jovens como o inumano Flint (Coy Stewart). O Agente Coulson morreu ao final da quinta temporada, mas sua versão LMD-Chronicon continuou na SHIELD, recebendo inclusive uma nova versão do conversível L.O.L.A., marca registrada da primeira temporada da série.

Agentes da SHIELD
Kora, Daisy e Sousa na ESPADA? | Marvel Television

Por fim, Daisy Johnson (Chloe Bennet), a Tremor, também se manteve na SHIELD e, ao lado de seu novo parceiro romântico, o agente Daniel Sousa (Enver Gjokaj), e sua irmã de outra linha do tempo, Kora (Dianne Doan), a inumana agora explora o espaço com a nave Zephyr III.

Teríamos aí a confirmação de que Daisy pode reaparecer no MCU junto à ESPADA, que nos quadrinhos é a divisão espacial da SHIELD? A ESPADA já foi confirmada no futuro do MCU, tendo aparecido brevemente em Homem-Aranha: Longe de Casa e nas fotos dos bastidores de WandaVision.

.

Agentes da SHIELD definitivamente vai deixar saudades. Será que veremos alguns dos personagens retornando para a nova fase da Marvel para a TV – que, agora, finalmente terá total conexão com os filmes? Os fãs, com certeza, adorariam revisitá-los, seja na ESPADA ou em outras aparições especiais pelo MCU.


E então, caro leitor? Gostou do final de Agents of SHIELDDeixa a sua opinião nos comentários! Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook e seguir nossas demais redes sociais! Temos também o nosso grupo no Facebook, aberto para discussões.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D