7 perguntas sem respostas de Vingadores: Ultimato

Foram cerca de 3h de duração toda a aventura de Vingadores: Ultimato, mesmo assim muitas perguntas ficaram sem respostas. Obviamente não se tratam de furos de roteiro, como é costumeiro da Marvel Studios, tudo isso deve ter sido cuidadosamente planejado para gerar buzz nas redes sociais e discussões entre os fãs.

São perguntas cujas respostas vamos descobrir nos próximos filmes e conforme as novas produções do estúdio forem sendo anunciadas. E aqui, nesse texto, vamos apontar quais foram os momentos que mais deixaram os fãs curiosos.

Esse texto, obviamente, possui muitos spoilers de Vingadores: Ultimato. Recomendamos que primeiro você assista ao filme e apenas depois retorne para ler o texto.

Estamos falando sério, esse texto pode estragar a sua experiência com os spoilers. Primeiro assista ao filme

Bom, nós avisamos.

1 – Onde está o Loki?

Quando Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Formiga e Hulk viajaram ao passado, mais precisamente durante a Batalha de NY, para recuperar as Pedras do Espaço, da Mente e do Tempo, algo não saiu conforme o planejado.

Tony Stark se atrapalha ao adquirir a Pedra do Espaço e ela acaba indo parar nas mãos do Loki, que estava preso sob custódia dos Vingadores. Ele usa o poder dela para sumir.

Acontece que na história original, sem a influência do Homem de Ferro e Homem-Formiga, Loki é preso e levado de volta para Asgard. Se ele fugiu, a história foi drasticamente alterada.

Ao mesmo tempo, Hulk conversava com a Anciã, no Sanctum Sanctorum que um dia seria do Doutor Estranho. Ela explica que uma mudança drástica na timeline poderia gerar realidades alternativas. Porém, o Capitão América para evitar esse efeito, ao final do filme volta no tempo e devolve todas as Pedras do Infinito para o local de onde elas foram retiradas, evitando consequências maiores.

Então fica a dúvida: o fato do Loki ter fugido, significa que isso terá algum impacto na cronologia do presente do MCU? Os Vingadores, mesmo com o aviso da Anciã, geraram uma realidade alternativa? O que de fato aconteceu?

2 – Capitão América vs Caveira Vermelha

O filme não mostra Steve Rogers devolvendo as Pedras do Infinito para os seus locais de origem. Apenas o visualizamos sendo enviado ao passado, na sequência descobrimos que ele ficou no passado e viveu com Peggy.

Todas as Pedras são razoavelmente simples dele devolver, mas uma em especial é bastante complicada: a Pedra da Alma. Como Steve Rogers chegou em Vormir? E mais importante ainda, ele deixou a Pedra sob os cuidados do Caveira Vermelha? Esse encontro deve ter sido muito louco.

3 – Viúva-Negra

No clímax do filme o Hulk consegue usar a Manopla do Infinito para trazer todas as pessoas de volta à vida. No entanto, mais para o final do longa, ele menciona com o Capitão América que tentou trazer de volta a Viúva-Negra, dando a entender que que não obteve sucesso.

A questão que fica é: como Hulk pode ter certeza que não obteve sucesso? E se estiver errado? Nos quadrinhos o detentor da Manopla do Infinito se torna praticamente onipotente, já no filme, apesar dela ter poder quase divino, nada a respeito disso foi confirmado.

4 – O escudo do Capitão América

O escudo do Capitão América foi destruído por Thanos durante o confronto final. O icônico símbolo do Capitão América não é um armamento comum, ele não pode ser replicado.

Quando Steve Rogers viaja ao passado e fica lá, ao retornar, já idoso, surge com o escudo do Capitão América e o dá para Sam Wilson, outrora o Falcão. A dúvida aqui é a seguinte: de onde surgiu esse escudo?

Steve trouxe o escudo do passado? Mas isso não iria alterar o futuro e impactar no presente? Alguns fãs especulam que o escudo veio de um mundo alternativo. De todo modo, a presença dele ali significa que algum lugar está sentindo a ausência do armamento.

5 – A decisão do Homem de Ferro

Para derrotar Thanos, Tony Stark usa a manopla e sacrifica a sua vida para salvar o universo. A cena mostra o herói estalando os dedos e Thanos, bem como o seu exército, virando pó.

A dúvida aqui é a seguinte: o que o Homem de Ferro desejou quando estalou os dedos? Se foi a morte de Thanos e o seu exército, isso pode causar um grande problema no continuum espaço/tempo, afinal significa que o Thanos de 2014 deixou de existir, junto de todos os seus seguidores.

Outra possibilidade é a que Tony tenha desejado que todos que estavam fora do seu tempo, voltassem para o seu devido lugar. Dessa forma a zona temporal seria evitada.

6 – Mas e a Gamora?

Gamora veio para o nosso presente junto de Thanos e seu exército, mas ela logo muda de lado e atua com os heróis. Mas o que acontece com ela depois que Tony usa a Manopla do Infinito?

Ela foi morta com o exército de Thanos? Ela voltou ao passado junto deles? Ou ela continua por aí, vagando sem rumo e sem as lembranças da sua versão do presente?

Ao final do filme é mostrado que Peter Quill está procurando por ela. Mas ele busca pela versão do passado? Ou a do presente pode ter retornado de alguma maneira? Enfim, muitas perguntas.

7 – A Gamorinha

No final de Vingadores: Guerra Infinita, após Thanos usar a Manopla do Infinito para dizimar metade da população do universo, ele se depara com uma versão jovem da Gamora, em um local semelhante a onde se adquire a Pedra da Alma.

Na época muita gente especulou que isso significaria que a Gamora estava presa dentro da Pedra da Alma. Porém Ultimato estreou e nem ao menos foi tocado nesse assunto.

Há quem teorize na internet que o assunto será abordado em Guardiões da Galáxia vol. 3, quando teremos um plot envolvendo a busca pela Gamora e Adam Warlock.

BÔNUS:

8 – Peter Parker no colégio

Esse item é mais uma brincadeira do que se fato uma dúvida séria e intrigante sobre o futuro do MCU.

No final do filme temos uma breve cena do Peter voltando ao colégio, após toda essa aventura cósmica. Lá ele encontra Need e seus amigos. Como se passaram cinco anos em Ultimato, fica o seguinte questionamento: os amigos do Peter não envelheceram e nem se formaram?

Ou todos os colegas dele foram curiosamente mortos pelo Thanos no estalar de dedos? No trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa podemos ver que todos possuem ainda a mesma idade. Cinco anos se passaram e todos ainda estão na mesma classe.

Essas foram algumas das principais perguntas sem respostas do filme. Mas e você, caro leitor, ficou com mais alguma dúvida? Deixe o seu questionamento nos comentários que vamos tentar lhe ajudar a compreender melhor o filme.

Quer ler mais teorias e easter eggs de Vingadores: Ultimato?

Já elaboramos uma série de textos especiais sobre o filme, confira:

15 easter eggs de Vingadores: Ultimato que vêm direto dos quadrinhos

Qual será o futuro da Viúva-Negra no MCU após Vingadores: Ultimato

A diversidade faz parte do futuro da Marvel, garante Kevin Feige

Teoria sugere que Vingadores: Ultimato pode ter dado a dica sobre a presença de Namor no MCU

Teoria: Poderia Vingadores: Ultimato explicar o surgimento dos mutantes no MCU?

Fortnite terá skins com heróis da Marvel e novo modo de jogo inspirado em Ultimato

Será que teremos uma Totalmente Nova e Diferente Marvel no cinema?

Vingadores: Ultimato dá algumas dicas sobre o futuro da Capitã Marvel