2017 terminou com queda no mercado e empate entre Marvel e DC

O mercado de quadrinhos dos Estados Unidos estão enfrentando uma grande crise e isso não é novidade para ninguém. A Diamond, empresa que realiza a distribuição de quadrinhos por lá, divulgou hoje os dados referentes ao mês de dezembro e foi possível constatar que 2017 acabou em baixa.

O ano de 2017, comparado ao ano de 2016, registrou uma queda de 10% nas vendas de histórias em quadrinhos no mercado direto. Um valor bastante significativo. Ainda mais que essa queda já se repete por alguns anos.

Em dezembro de 2017 a DC Comics foi a editora de quadrinhos que dominou a maior parcela do mercado, 34,54%, seguida pela Marvel, com 33,80%. Já quando o assunto é HQs vendidas, a Marvel vendeu mais, sendo responsável por 38,81% de tudo o que foi vendido em quadrinhos em dezembro, a DC Comics, em segundo lugar, controlou 37,65%.

Confira o top 10 de vendas em dezembro de 2017:

1. Doomsday Clock 2 (DC)

2. Dark Nigths: Metal 4 (DC)

3. Phoenix Ressurection: Return of Jean Grey 1 (Marvel)

4. Batman 36 (DC)

5. Batman 37 (DC)

6. Batman: White Knight 4 (DC)

7. Venom Inc. Alpha 1 (Marvel)

8. Marvel Two-In-One 1 (Marvel)

9. Hawkman Found 1 (DC)

10. Amazing Spider-Man 792 (Marvel)

O que vale destacar aqui é que a DC lidera o mercado, após muitos anos, justo quando está promovendo duas sagas ao mesmo tempo. Ano passado, uma das principais críticas à Marvel, quando ela estava na liderança isolada, era justamente a prática de promover muitas grandes histórias como essas ao mesmo tempo.

Os números divulgados pela Diamond são apenas sobre o mercado direto, ou seja, aquelas revistas compradas diretamente nas comic-shops americanas. Dados sobre vendas no mercado digital ou mesmo em sites como a Amazon não são de conhecimento público.

Previous post As aventuras animadas do Rocky e Groot
Next post Conan voltou para a Marvel e terá histórias inéditas
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D