2017 terminou com queda no mercado e empate entre Marvel e DC

O mercado de quadrinhos dos Estados Unidos estão enfrentando uma grande crise e isso não é novidade para ninguém. A Diamond, empresa que realiza a distribuição de quadrinhos por lá, divulgou hoje os dados referentes ao mês de dezembro e foi possível constatar que 2017 acabou em baixa.

O ano de 2017, comparado ao ano de 2016, registrou uma queda de 10% nas vendas de histórias em quadrinhos no mercado direto. Um valor bastante significativo. Ainda mais que essa queda já se repete por alguns anos.

Em dezembro de 2017 a DC Comics foi a editora de quadrinhos que dominou a maior parcela do mercado, 34,54%, seguida pela Marvel, com 33,80%. Já quando o assunto é HQs vendidas, a Marvel vendeu mais, sendo responsável por 38,81% de tudo o que foi vendido em quadrinhos em dezembro, a DC Comics, em segundo lugar, controlou 37,65%.

Confira o top 10 de vendas em dezembro de 2017:

1. Doomsday Clock 2 (DC)

2. Dark Nigths: Metal 4 (DC)

3. Phoenix Ressurection: Return of Jean Grey 1 (Marvel)

4. Batman 36 (DC)

5. Batman 37 (DC)

6. Batman: White Knight 4 (DC)

7. Venom Inc. Alpha 1 (Marvel)

8. Marvel Two-In-One 1 (Marvel)

9. Hawkman Found 1 (DC)

10. Amazing Spider-Man 792 (Marvel)

O que vale destacar aqui é que a DC lidera o mercado, após muitos anos, justo quando está promovendo duas sagas ao mesmo tempo. Ano passado, uma das principais críticas à Marvel, quando ela estava na liderança isolada, era justamente a prática de promover muitas grandes histórias como essas ao mesmo tempo.

Os números divulgados pela Diamond são apenas sobre o mercado direto, ou seja, aquelas revistas compradas diretamente nas comic-shops americanas. Dados sobre vendas no mercado digital ou mesmo em sites como a Amazon não são de conhecimento público.

Confira também essas novidades

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn