20 coisas que você não sabia sobre o futuro de O Velho Logan

Em 2018 a Marvel publicou nos Estados Unidos a maxissérie “O Velho Gavião-Arqueiro“, revista que serve como um prelúdio para a história original de O Velho Logan.

A HQ acompanha o Gavião-Arqueiro em uma missão bastante particular dele e enquanto isso uma série de novos detalhes deste mundo tomado pelos vilões são revelados para o leitor. Essa história está situada 45 anos após o levante dos vilões, ou seja, cinco anos antes de O Velho Logan.

O Velho Gavião-Arqueiro está com lançamento previsto para este mês, pela Panini, aqui no Brasil. O texto a seguir contém spoilers deste material. Então siga a leitura por sua conta em risco.

20 coisas que você não sabia sobre o futuro de O Velho Logan

1 – Jamie Madrox

O eterno Homem-Múltiplo criou a Gangue Madrox, composta exclusivamente por suas duplicatas. O grupo atua em Dakota do Sul e rouba todos aqueles que aparentam ter algo valioso.

2 – Claire Temple

Antes atuando como Enfermeira Noturna, Claire agora é uma médica e atende em Electroville. Foi ela quem diagnosticou o glaucoma de Clint Barton e acompanhou o desenvolvimento da doença. Ela também costuma atender gratuitamente rebeldes.

3 – A Queda dos Heróis

Boa parte dos heróis foram assassinados juntos. Foi o caso do esquadrão de Vingadores comandado pela Viúva Negra e o Gavião-Arqueiro, com o “apoio” de alguns dos Thunderbolts.

Máquina de Combate foi carbonizado vivo dentro da sua armadura por Magneto, o mestre do magnetismo também assassinou a sua filha, a Feiticeira Escarlate, e energizou o Homem-Absorvente, permitindo-lhe assassinar o Thor.

Mercúrio teve as pernas quebradas pelo Homem-Areia e depois foi pisoteado pelo Atlas, que traiu os heróis. Rocha Lunar e Mach X também traíram os heróis e mataram o Falcão, enquanto Morgana Le Fay decapitava a Tigresa.

Atlas usou a própria espada do Cavaleiro Negro para lhe matar e por fim o Barão Zemo tirou a vida da Viúva Negra. Zemo também revelou que foram os espiões dele, dentro da Mansão dos Vingadores, que descobriram como matar cada um dos heróis, principalmente o Thor. E que o Gavião-Arqueiro ficou vivo pois todos os heróis de verdade já estavam mortos.

4 – Arcade

O clássico vilão Arcade montou um parque de diversões em Nevada, o “Mundo Assassino do Arcade”.

5 – Olhos-Vendados

Na história original de Velho Logan, Emma Frost revela que existem apenas 20 mutantes no mundo. Uma das mutantes remanescentes é a Olhos-Vendados, agora uma mulher judiada, na casa dos 60 anos e trabalhando no parque de Arcade. Mas seus poderes estão intactos, ela inclusive deu conselhos para Clint quando o encontrou.

6 – Mercenário

O clássico vilão do Demolidor virou uma espécie de autoridade oficial nos Estados Unidos. Um Xerife honorário. Viaja pelo país cumprindo missões que o Presidente Caveira Vermelha ordena. Após alguns incidentes virou mais máquina do que humano. Não sente mais o gosto das coisas, mas em contrapartida possui um sistema de rastreamento no seu olho e até um detector de mentiras, tudo tecnologia oriunda do Deathlok.

7 – Atlas

Erik Josten foi um dos principais membros dos Thunderbolts. Quando os vilões se rebelaram, para não morrer, acabou optando por ficar com os vilões. Nesse futuro, 45 anos após a tomada dos vilões, Atlas passou a atuar no parque de Arcade como uma das suas principais atrações: o homem mais alto do mundo.

8 – Besouro

Abe Jekins, outro clássico integrante dos Thunderbolts teve um caminho semelhante ao de Atlas. Na hora decisiva optou por ficar com os vilões para sobreviver. Passou a trabalhar na fábrica de Destinobôs do Dr. Destino, mas o remorso lhe tomou por completo. Passou a deixar de viver, fazendo horas extras na fábrica como um peão e bebendo no tempo restante para esquecer as suas decisões ruins.

9 – Os Kravinoff

Outrora Kraven Kravinoff foi um lendário caçador e um dos mais mortais inimigos do Homem-Aranha. Porém, neste mundo moribundo o que se tem são os Assassinos Kravinoff, netos de Kraven.

10 – Tucão

O sempre malandro Turk Barrett agora é o proprietário do “Bar do Josie”, localizado nos arredores do da Enseada do Ardiloso. Inclusive, seu sobrinho é o Dwight, o garoto com capacete do Homem-Formiga que é apresentado no Velho Logan original.

11 – Gaviã-Arqueira

Kate Bishop agora é a Prefeita Bishop do Refúgio Bishop. Um ambiente protegido e escondido nas Terras Sem Lei, que recebe crianças órfãs, feridos e todos aqueles que precisam de proteção. Apesar de viver em um mundo caótico e corrompido, Kate é resistente e anda pelo caminho da honestidade e bondade.

12 – Venom

Enquanto realizava um bico como guarda-costas de um figurão, o Gavião-Arqueiro foi abordado pela Gangue Madrox e matou quase todas as duplicatas, deixando apenas uma viva. O Madrox remanescente acabou se juntando acidentalmente com o simbionte de Venom, gerando assim um exército de Venons buscando vingança contra Clint Barton.

Após dias de perseguição, o Gavião atraiu os simbiontes até uma área com o Tiranossauro Rex, que comeu os Homens-Múltiplos e acabou se tornando o novo hospedeiro do Venom. Esse mesmo dinossauro aparece na história do O Velho Logan original.

13 – Soldado Invernal

A história de Bucky Barnes se resume a ele ser reprogramado e usado pelos vilões para cometer os mais sórdidos crimes. Neste futuro tomado pelos vilões não foi diferente. O Soldado Invernal foi capturado, convertido e é o assassino número 1 do Caveira Vermelha. Ele cumpre a sua missão e é congelado, assim mantém a sua juventude. Implantes cibernéticos no seu cérebro permitem que soldados do Caveira lhe controlem a distância.

14 – Soprano

Melissa Gold agora é uma fiel no Santuário da Irmandade Silenciosa. Uma espécie de religião que acredita apenas no silêncio e se comunicam através de papéis. Ela assim como Abe está arrependida das suas decisões e busca por redenção.

15 – Demolidor

Matt Murdock é um dos heróis que todos acreditavam estar mortos, mas ele ainda está vivo. Demolidor se feriu gravemente em uma batalha contra o Mercenário e acabou sendo dado como morto. Mas na verdade Matt se escondeu e se tornou um importante sensei em um templo cuja localização é um segredo. Quando Clint ficou cego, foi Matt quem lhe ensinou a lutar e a usar os outros sentidos.

16 – Rocha Lunar

Karla Sofen após o levante dos vilões acabou arrumando confusão com o Caveira Vermelha e os demais, pois haviam lhe prometido uma área dos Estados Unidos e no final ela ficou sem nada. Então ela se rebelou e tomou uma parte da terra na divisa dos Estados Unidos com o Canadá. Com a idade bastante avançada e com a rocha que lhe dá poderes causando infecção, ela criou uma legião de seguidores que a admiram e a chamam de Deusa da Lua. Tanto Karla quanto os seus fieis estão infectados, com pedras nascendo sob as suas peles.

17 – Barão Zemo

Zemo se tornou uma importante liderança nos Estados Unidos e passou a usar o Programa Arma X para testar e tentar repetir a formula do Super-Soldado do Capitão América. Tudo isso pois a idade avançada e, aparentemente, uma doença degenerativa, lhe consumiram. Se tornou um cadeirante, passou a respirar por tubos de oxigênio e perdeu o controle muscular do seu corpo.

18 – Avalanche

O mutante Lance Alves se tornou um dos generais de Zemo, cuidando do Programa Arma X. Foi ele quem usou seus poderes no rosto do Gavião, corrompendo os nervos ópticos dos seus olhos e acelerando assim os efeitos do glaucoma. Foi Avalanche quem tornou o Gavião-Arqueiro um herói cego.

19 – Treinador

Assim como o Soldado Invernal e o Mercenário se tornou um dos melhores assassinos do Caveira Vermelha. Mais velho e usando próteses, tem uma atuação mais de general, comandando as coisas na linha de frente para o Caveira.

20 – O Soro do Super-Soldado

A trama do O Velho Logan original gira em torno de 100 frascos do soro do Super-Soldado que o Gavião arranjou e a sua viagem junto com o Logan para levar este material para a resistência. Estes mesmos 100 frascos são o material que Barton adquire no Programa Arma X nessa maxissérie.

E então, caro leitor, o que você achou de todas essas novidades? A Marvel está investindo em criar um mundo bastante complexo para “O Velho Logan”. Essa história foi escrita por Ethan Sacks, que atualmente está escrevendo “O Velho Quill“, nova maxissérie que revelará o destino dos Guardiões da Galáxia neste terrível futuro.