12 heróis da Marvel que possuem irmãos e você não sabia

Todo mundo conhece o Homem-Aranha, Wolverine e o Homem de Ferro, né? Mas será que todo mundo sabe que eles têm irmãos? E não só eles, mas muitos outros heróis também.

Em alguns casos os irmãos são apenas civis comuns, sem grandes participações nas histórias. Porém tem alguns casos em que esses personagens se tornaram vilões e heróis da Casa das Ideias. Bom, sem mais delongas, vamos para a lista.

1 – Peter Parker

A história do Homem-Aranha todo mundo conhece. Aranha radioativa, Tio Ben, “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” e então sai por ai se balançando por NY.

Richard e Mary Parker eram agentes secretos da CIA e tiveram uma gravidez que mantiveram em segredo, que deu origem a Teresa Parker. Nem Peter e muito menos a Tia May e Tio Ben tinham conhecimento da garota, que era bebê quando perdeu os pais e foi deixada para a adoção.

Ela também acabou se tornando uma agente secreta da CIA até que em 2014, na graphic novel “O Espetacular Homem-Aranha: Negócios de Família“, os caminhos de Teresa e Peter se chocaram e a dupla passou a se conhecer e reconhecer como irmãos.

Ela é uma espiã, ótima combatente e usa uma espécie de asa mecânica semelhante ao herói Falcão.

2 – Mile Morales

Recentemente em “Miles Morales: Homem-Aranha #13“, revista ainda inédita no Brasil, o jovem Homem-Aranha ganhou uma irmãzinha.

Ela é filha dos mesmos pais que Miles, nasceu um pouco prematura, mas saudável e se chama Billie Mariana Morales.

3 – Thor

Todo mundo conhece o Loki, o Deus da Trapaça, irmão adotivo do Thor. Porém, o Deus do Trovão possui pelo menos outros três conhecidos irmãos biológicos.

Angela: filha de Odin e Freyja, ela foi sequestrada pelos Anjos de Heaven, o 10° Reino Nórdico e acabou presa naquele mundo após Odin o cortar da Árvore dos Mundos. Angela foi introduzida na Marvel em 2013.

Tyr: é o Deus da Guerra e da Gloria dos nórdicos, é o filho mais velho de Odin e acredita-se que a sua mãe seja Freyja. O personagem estrou na Marvel em 1962.

Balder: outro filho de Odin com Freyja. O conto do Ragnarok diz que é a morte de Balder que desencadeará o fim dos asgardianos, o que lhe torna um personagem muito importante na franquia. O herói foi introduzido pela Marvel nas histórias em 1962.

4 – Ciclope

Os filmes e animações dos X-Men ajudaram a popularizar no imaginário dos fãs a figura de Alex Summers, irmão do Ciclope. Porém ele não é o único irmão do Scott.

Gabriel Summers é o mais jovem dos três irmãos, ele foi introduzido nas HQs em 2006 na minissérie “X-Men: Gênese Mortal“. Ele é um filho que os pais Summers pensaram ter perdido no trágico acidente que separou a família, pois ele ainda era um bebê dentro da barriga da sua mãe.

Mas ele sobreviveu graças a tecnologia alienígena, eventualmente chegou a se juntar aos X-Men mas foi dado como morto e o Professor Xavier apagou a sua existência da memória de todos, inclusive do Ciclope.

Alguns anos depois Gabriel retornou com o título de Vulcano e se mostrou um dos vilões mais poderosos de todo o Universo Marvel.

5 – Jean Grey

A primeira mulher a integrar os X-Men possui quatro irmãos: Roger, Liam, Sarah e Julia. Porém todos são civis e apareceram pouquíssimo nas HQs. Todos foram mortos, junto com toda a família Grey, numa chacina provocada por uma esquadrão da morte Shia’r.

Para entender melhor a família Grey (e principalmente os Summers) confira a árvore genealógica que fizemos dessas famílias clicando aqui.

6 – Homem de Ferro

Em 2013 a Marvel publicou uma polêmica história envolvendo o Homem de Ferro. Foi estabelecido que Tony não é filho biológico de Howard e Maria Stark, ele foi adotado.

O filho biológico do canal é Arno Stark, um jovem que ainda na gestação apresentou problemas de saúde e logo após nascer foi constatado que ele precisava da ajuda de aparelhos inclusive para respirar.

Enquanto Tony foi então adotado, Arno passou décadas em uma máquina respirando com a ajuda de um pulmão de ferro. Foi apenas recentemente que os irmãos se conheceram. Arno ganhou um exoesqueleto para poder se mover e como também é muito inteligente, conseguiu reescrever seu DNA e eliminou as suas doenças, se tornando uma pessoa saudável.

Atualmente Arno é o Homem de Ferro do Universo Marvel e está decidido a combater as Inteligencias Artificiais que ele acredita quererem extinguir a vida orgânica.

7 – Colossus

Todos conhecem a irmã do Colossus, a Magia, que estará inclusive tendo destaque no vindouro filme dos Novos Mutantes, porém a dupla possui outro irmão menos popular: Mikhail Rasputin.

Ele é o irmão mais velho da família, também é mutante e possui a habilidade de entortar o espaço, conseguindo dessa maneira se teletransportar.

Mikhail foi criado em 1992 na revista Uncanny X-Men #285 e atualmente ele está em um auto-exílio no vazio interdimensional para evitar uma maldição de família.

8 – Wolverine

Wolverine é fruto de um relacionamento ilegitimo de Elizabeth Howlett com Thomas Logan, porém poucos sabiam disso na época. Logan era o zelador/caseiro da casa dos Howlett e era também um homem agressivo e alcoólatra.

Sendo assim, Wolverine possui dois meio-irmãos:

Cão: filho de Thomas Logan, ganhou o apelido de “cão” pois era como seu pai o tratava, como se fosse um cachorro mesmo. Era amigo de Wolverine na infâncias mas ambos não sabiam que eram irmãos. Na adolescência começou a ficar mais agressivo praticando bullying, o que resultou na morte do filhote de cachorro do Wolverine.

Como consequência Thomas foi demitido e ele e Cão foram despejados. Porém, antes de ir embora o caseiro invadiu a casa e tentou levar Elizabeth consigo, deu um tiro no rosto do marido John Howlett e tudo isso ativou a mutação do jovem Wolverine, que num momento de estresse viu emergir pela primeira vez as garras dos seus punhos.

Durante o ataque, Wolverine também atacou Cão, deixando a marca das suas três garras no seu rosto. Já adulto, Cão se dedicou a caçar o irmão por tudo o que fez.

Em 2011, na minissérie “Os Surpreendentes Homem-Aranha e Wolverine“, Cão acabou tendo acesso a um bastão que lhe permite viajar no tempo, sendo assim atualmente ele se encontra no presente e decidido a matar o irmão.

John Howlett Jr.: outro meio-irmão do Wolverine. Morreu ainda jovem de causas desconhecidas. Apareceu pouco nas histórias, acredita-se que também era mutante.

9 – Demolidor

O caso do Demolidor é ainda mais peculiar do que os citados até agora. No início da sua carreira, Matthew Murdock, o Demolidor, inventou a identidade de Mike Murdock para fingir que era seu irmão gêmeo e ajudar a esconder sua identidade secreta.

Só que em 2017, o Demolidor teve contato com o inumano chamado Leitor, que é cego e possui a habilidade de transformar em realidade tudo aquilo que lê. Só que por ser cego, precisa ler em braile.

O inumano acabou lendo os documentos de Matthew sobre Mike e então o irmão fictício do Demolidor que nunca existiu automaticamente passou a existir.

Porém, vale destacar, a história em que tudo isso aconteceu foi um tanto quanto confusa. Ao final dela foi sugerido que não passava de um sonho de Matthew que estava em coma. Porém, conhecendo a Marvel, se algum escritor quiser utilizar o plot do Mike, ele certamente será canônico.

10 – Professor Xavier

Cassandra Nova Xavier é uma irmã gêmea de Charles que ainda no ventre da sua mãe foi morta pelo irmão e seu poder telepático. Ela estava possuída pela entidade alienígena maligna chamada Mummudrai e mesmo após um aborto espontâneo da sua mãe conseguiu sobreviver e se desenvolveu sozinha até a fase adulta.

Ela foi introduzida nas HQs em “New X-Men #114“, em 2001, e se tornou uma das maiores vilãs dos X-Men, sendo a responsável por devastar a nação mutante de Genosha junto da sua população com dezenas de milhares de mutantes.

11 – Capitã Marvel

Em 2017 a Marvel publicou a minissérie “A Vida da Capitã Marvel“, onde descobrimos que a heroína na verdade é metade kree, já que sua mãe era uma guerreira alienígena que se exilou na Terra.

Recentemente, em histórias ainda inéditas no Brasil, fomos apresentados a Lauri-Ell, sua meio-irmã por parte de mãe da Carol e uma forme guerreira Kree.

12 – Gavião-Arqueiro

Barney Barton é o irmãos mais velho de Clint. Sua primeira aparição nas HQs foi em 1969 na revista “Avengers #64“. Os dois irmãos ficaram órfãos depois que o agressivo e alcoólatra pais deles acabou morrendo junto da mãe dos garotos em um acidente de carro.

A dupla passou a viver em lares adotivos, até que quando Clint completou 13 anos eles fugiram e acabaram se juntando a um circo, onde passaram a viver roubando os clientes que assistiam os espetáculos.

Enquanto Clint ficou no circo e aprendeu arco e flecha, Barney foi para o exército e depois o FBI. Os irmãos por diversas vezes brigaram e tiveram uma péssima relação.

Barney acabou também aprendendo a usar arco e flecha, se tornando o Flecha Certeira e até se juntou aos Vingadores Sombrios de Norman Osborn. Recentemente Barney e Clint se acertaram e desde então tem mantido uma boa relação.

Mas e então, caro leitor, você conhecia todos esses irmãos e irmãs dos heróis clássicos do Universo Marvel? Alguns são recentes, porém outros foram introduzidos há muito tempo.

Você gosta desse tipo de conteúdo? Tem interesse nessas curiosidades sobre os heróis do Universo Marvel? Deixe a sua opinião nos comentários.

Você gosta do conteúdo que produzimos aqui no site? Estamos com um projeto no Catarse para tornar o Jamesons financeiramente viável. Se você confia no nosso trabalho e acha que merecemos o seu voto de confiança, nos apoie clicando no banner abaixo.

Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook, nos segur no Twitter e também no Instagram! E se quiser debater as notícias e reviews com a gente, participe do nosso grupo de discussão no Face.

Marcos Heck

Recent Posts

Conheça a antiga geração de mutantes e a família perdida do Apocalipse

Apocalipse é um dos mais famosos vilões dos X-Men, sendo figura bastante presente não só…

5 horas ago

Marvel lança 10 capas alternativas imaginando versões demoníacas dos seus heróis

Em dezembro, em celebração a saga King in Black, a Marvel lançará uma série de…

2 dias ago

Tatiana Maslany, de Orphan Black, será a Mulher-Hulk do MCU!

A revista Variety divulgou nesta quinta-feira que a atriz Tatiana Maslany (Orphan Black) está perto…

3 dias ago

O mais improvável dos personagens ergue o Mjölnir e se torna o novo Deus do Trovão

Todo mundo sabe que aquele que conseguir erguer o Mjölnir se mostrará digno de receber…

3 dias ago

Torneio entre heróis e vilões decidirá o novo hospedeiro da Fênix

A Força Fênix é uma das entidades cósmicas mais poderosas da Marvel. Ela é parte…

4 dias ago

Novo jogo do Miles Morales ganha gameplay e será lançado também para PS4

Homem-Aranha: Miles Morales, o novo jogo exclusivo da Sony com o Homem-Aranha, que originalmente seria…

4 dias ago