10 heróis negros da Marvel que você talvez não conheça (mas deveria)

Em meio ao movimento #BlackLivesMatter, que busca combater a violência policial contra pessoas negras, nós do site aproveitamos para destacar os heróis e heroínas da Marvel que são negros, mas que não são os mais populares da editora.

Todo mundo conhece a Tempestade, o Falcão, Blade, Luke Cage e o Pantera Negra, esses já apareceram várias vezes no cinema ou na Netflix e felizmente já estão inseridos no imaginário do público.

Nossa proposta é destacar aqueles que ainda não estão consolidados nesse imaginário. Vamos falar quem são e onde vocês podem ler suas aventuras caso tenham interesse.

1 – Monica Rambeau

A Monica foi criada em 1982 numa edição anual do Homem-Aranha, mas logo acabou se destacando nos Vingadores. Ela foi a primeira Capitã Marvel do sexo feminino, Carol Danvers só veio assumir esse manto em 2012 e também a primeira pessoa negra a liderar os Vingadores.

Ao longo dos anos Rambeau já atendeu por diversos outros nomes heroicos: Photon, Pulsar e atualmente é a Spectrum. Seus poderes são derivados de uma explosão de energia que ela presenciou, ela é capaz de se transformar e absorver energia, voar, tem super-velocidade, ficar intangível, invisível… enfim, é uma das heroínas mais poderosas da editora.

Suas aparições mais recentes foram são na equipe dos Poderosos Vingadores de 2014, nos Supremos de 2016 e atualmente ela está na Strikeforce.

2 – Coração de Ferro

Criada em 2016 nas páginas da HQ do Homem de Ferro, Riri Williams é uma jovem gênio prodígio. Diagnosticada com um alto intelecto ainda na infância, sempre teve problemas para se relacionar e fazer amigos.

Seu pai morreu logo após o seu nascimento e a sua única e melhor amiga morreu junto do seu querido padrasto durante um tiroteio no seu bairro, em Chicago.

Para se isolar do mundo e também se proteger de eventuais balas perdidas, Riri desenvolveu a sua própria armadura, usando sucata do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Com a ajuda de Tony Stark posteriormente criou a sua primeira armadura completa, com sua própria IA e mais recentemente, com apoio da filha do Visão e usando tecnologia alienígena, aperfeiçoou a sua tecnologia dando mais personalidade.

A heroína ganhou em 2018 a sua própria revista mensal, Riri Williams: Coração de Ferro, e atualmente tem aparecido com destaque na HQ dos Campeões.

3 – Bishop

Criado em 1991 na revista Fabulosos X-Men, Lucas Bishop é um soldado mutante de um futuro onde as Sentinelas tomaram conta da América do Norte. Ele cresceu em campos de concentração mutantes e o M no seu rosto é uma tatuagem feita para marcá-lo como mutante.

Após a Rebelião Summers os mutantes foram libertados e uma policia mutante foi criada para perseguir vilões mutantes, foi aí que Bishop se destacou.

Ele acabou viajando para o passado, que é o presente das histórias atuais, atrás de um inimigo mutante que também viajou pelo tempo. Bishop ao longo dos anos se estabeleceu como um importante integrante dos X-Men.

O seu poder mutante é a capacidade de absorver energia, podendo assim se curar mais rápido, ficar mais forte ou simplesmente repelir essa energia toda em um contra-ataque.

Atualmente o mutante pode ser visto na revista Marauders, nessa nova leva de histórias dos X-Men que está para chegar no Brasil.

4 – Moon Girl

Lunella Lafayette foi criada em 2016 e protagonizou logo de cara uma revista própria que durou 47 edições, um feito e tanto. Ela é uma criança de nove anos de idade que rivaliza com Reed Richards, do Quarteto Fantástico, em nível de intelecto.

Seu apelido de “Moon Girl” (ou Menina da Lua em uma tradução livre) foi dado pelos seus colegas na escola pelo fato dela, por ser muito inteligente, frequentemente estar “no mundo da lua“.

Lunella é uma inumana e o seu poder é se comunicar e até transferir a sua consciência do Dinossauro Demônio, um enorme Tiranossauro Rex que ela tem de estimação (mas que é bastante dócil).

Além da sua própria revista que foi encerrada em 2019, a Moon Girl também apareceu na saga Inumanos vs X-Men, na revista dos Guerreiros Secretos e eventualmente aparece na HQ dos Campeões.

5 – Silhueta

Criada em 1990 na revista dos Novos Guerreiros, a heroína é filha de um ex-combatente da Guerra de Siacong (o equivalente a Guerra do Vietnã no Universo Marvel).

A heroína é uma acrobata muito talentosa e mutante, cujos poderes consistem em força, velocidade e agilidade aprimorados, bem como a capacidade de controlar em baixo nível a darkforce, conseguindo inclusive ficar invisível na escuridão.

Sil Chord, a Silhueta, foi baleada durante uma emboscada a gangues de NY que deu errado, perdendo a mobilidade dos seus membros inferiores. Mas ela não parou de atuar de maneira super-heroica, inseriu as muletas no seu uniforme e continuou salvando o dia.

Após alguns anos com pouco destaque, a heroína retornou recentemente na HQ da Coração de Ferro de 2018 e estará também na próxima revista dos Novos Guerreiros, ainda não lançada.

6 – Dr. Vodu

Apesar de muito se falar em Doutor Estranho quando se pensa em magia na Marvel, Jericho Drumm, o Dr. Vodu, também é um poderoso feiticeiro e já foi inclusive o Mago Supremo da Terra.

Jericho é um homem natural do Haiti e que aprendeu vodu ainda jovem e mostrou um enorme talento para manipular a magia. É um psicólogo formado e consegue manipular fogo, se teletransportar, possuir espíritos e até voar.

Nos últimos anos o personagem tem se consolidado nos Vingadores, namorando inclusive a Feiticeira Escarlate. Ele pode ser acompanhado nas HQs dos Fabulosos Vingadores de 2016 e no mega arco “Sem Rendição” dos Vingadores, em 2018.

7 – Nezhno

Criado em 2006 na revista da Academia X dos X-Men, Nezhno Abidemi é um jovem filho de uma mulher negra de Wakanda com um estrangeiro da Rússia.

Por ser filho de um estrangeiro, foi duramente rejeitado pela população de Wakanda, inclusive pela sua mãe. Quando seus poderes mutantes se manifestaram na adolescência, a até então Rainha de Wakanda, a Tempestade, o enviou para o Instituto Xavier.

Seu poder consiste na habilidade de inflar e aumentar o seu tamanho, crescendo em proporção também a sua força. Mas devido a problemas psicológicos causados pela sua rejeição na infância, sofre com convulsões e constantes dores. É por isso que seu corpo é cheio de tatuagens de vibranium que o ajudam a ter controle quando utiliza os seus poderes.

Recentemente o jovem integrou a equipe de X-Men comendado pela Jean Grey, na revista X-Men: Equipe Vermelha, lançada em 2017.

8 – Patriota

Já houveram alguns Patriotas na Marvel, mas vamos falar aqui de Elijah Bradley, criado em 2005 para a revista dos Jovens Vingadores. Ele é neto de Isaiah Bradley, o primeiro Capitão América, o homem negro que serviu de teste para a fórmula do Super-Soldado antes dela ser aperfeiçoada e usada em Steve Rogers.

Elijah não possui super-poderes de nascença, originalmente ele mentiu que ganhou super-força através de uma transfusão de sangue com o teu avô, porém a verdade é que ele estava usando hormônio de crescimento mutante para obter poderes.

Só que isso além de fazer mal para o seu corpo, também estava lhe deixando viciado. Ele abandonou a carreira heroica por um tempo, mas mesmo sem os seus poderes acabou retornando, se feriu gravemente e então sim passou por uma transfusão de sangue do avô e ganhou seus próprios poderes.

Após a morte da Estatura, sua colega de equipe, o Patriota abandonou a carreira super-heroica. O herói aparece nas histórias antigas dos Jovens Vingadores, publicados originalmente em 2005 e em algumas minisséries do grupo.

9 – Idie

Idie Okonkwo foi uma das primeiras mutantes a surgir após o Dia M, quando a Feiticeira Escarlate provocou a quase extinção dos mutantes. Ela é natural da Nigégia e quando ativou os seus poderes, que lhe permitem criar gelo e fogo, acidentalmente matou a sua família e incendiou a sua vila.

Ela se tornou uma peça central no cisma mutante que dividiu ideologicamente o Ciclope e Wolverine, e acabou se juntando ao Logan no Instituto Jean Grey como uma das suas pupilas.

Ela já se relacionou amorosamente com Quentin Quire, fez parte da equipe de jovens mutantes composta, além do casal, pelo Kid Gladiador, Garota Tubarão, Ninfa, Ocular e Nim.

Idie foi figura relevante e importante ao longo de todo o run de Jason Aaron na revista Wolverine e os X-Men entre 2010 e 2013. Posteriormente também participou dos Novíssimos X-Men em 2016.

10 – Rage

Criado em 1990 na HQ dos Vingadores, Elvin Haliday é um jovem de 13 anos que foi exposto a substâncias químicas e acabou tendo o seu corpo envelhecido até um homem adulto, mesmo tendo apenas 13 anos.

Além de envelhecer, Rage também ganhou super-força, super-velocidade, super-resistência e fator de cura, por exemplo. Ele resolveu fazer o bem e acabou indo exigir um lugar nos Vingadores, peitando o Capitão América com o argumento de que não haviam heróis negros na equipe.

Ele conseguiu se tornar um Vingador em treinamento na equipe, mas durante um confronto racial com o vilão Monge do Ódio foi descoberto que o herói tinha apenas 13 anos, então os Vingadores o removeram do grupo.

Elvin ficou revoltado por ser expulso dos Vingadores e acabou se unindo aos Novos Guerreiros. O personagem teve bastante destaque alguns anos atrás durante a revista da Iniciativa e mais recentemente na revista do Capitão América, quando Sam Wilson utilizava o manto.

Mas e então, caro leitor, quais outros heróis e heroínas negros vocês admiram? Apesar da disparidade entre brancos e negros ainda ser enorme, a Marvel possui bons heróis de cor nas suas HQs. Deixe a sua opinião nos comentários.

Você gosta do conteúdo que produzimos aqui no site? Estamos com um projeto no Catarse para tornar o Jamesons financeiramente viável. Se você confia no nosso trabalho e acha que merecemos o seu voto de confiança, nos apoie clicando no banner abaixo.

Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook, nos segur no Twitter e também no Instagram! E se quiser debater as notícias e reviews com a gente, participe do nosso grupo de discussão no Face.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D